Resultado de imagem para trump

Por Alex Pinsky Streinger, 13 anos. Brasileiro que mora nos Estados Unidos

No dia nove de novembro de dois mil e dezesseis, os Estados Unidos ficaram em estado de choque. Donald Trump, conhecido como racista, sexista e até aproveitador, foi eleito para assumir o cargo de Barack Obama. Na verdade, ele vai assumir o cargo apenas em janeiro. Pessoalmente, estou muito surpreso porque achei que nunca este país seria capaz de votar nele. Depois de tudo que ele falou sobre mulheres e o racismo que ele mostrou! Depois de falar que iria construir um muro para separar os Estados Unidos do México! Mas o que eu fiquei mais surpreso e chocado foi que quase 30% de latinos votaram em Trump na Flórida. Mas por que isso é horrível? Porque as pessoas que Donald Trump quer expulsar deste país, a maioria ou quase todos são exatamente eles!

Na realidade, quem recebeu o maior número de votos populares foi Hillary Clinton, mais de 1,5 milhão. Mas, nos Estados Unidos, a contagem funciona de forma diferente: o que interessa são os vencedores em cada estado. E cada estado tem direito a certo número de votos eleitorais que vão todos para o vencedor daquele estado. Enfim, essa era a regra do jogo e, de acordo com a regra, Trump ganhou.

Eu acho que Donald John Trump falou foi coisas horríveis, nojentas e até burras. Quando ainda era candidato a presidente, ele falou sobre “um pequeno empréstimo de um milhão de dólares’’ que ele havia recebido do pai. Isso é um “pequeno” empréstimo? Mas, como presidente, apenas duas coisas podem acontecer. Um, ele continuar o babaca que sempre foi e acabar com o país (mais provável). E dois, ele provar que todo mundo estava errado e se tornar um bom presidente (menos provável).

Na minha escola, alguns meninos ficavam brincando (pelo menos eu acho que estão brincando) de ser deportado. Mas, na verdade, se o Donald Trump não for um bom presidente, não vai afetar eles, e provavelmente também não vai afetar a família deles. Um menino até disse que vai morar na Itália por quatro anos…

Uma coisa legal sobre essa eleição foi que eu consegui ver o meu pai votar na minha escola. As coisas aqui são um pouco diferentes. No Brasil, as pessoas usam computadores para votar. Nos Estados Unidos, é completamente diferente. Aqui, você coloca em um papel seu voto, e depois as pessoas colocam o papel em uma máquina que fala as respostas.

Por último, o fato é que os Estados Unidos estão começando uma nova fase com um novo presidente. Tomara que seja uma boa fase.

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido