Quatro crianças que estavam perdidas há 40 dias na Amazônia colombiana foram resgatadas por uma operação que envolveu guardas militares, indígenas e outras entidades. As autoridades confirmaram o sucesso da missão no dia 9 de junho. 

Os irmãos Lesly (13 anos), Soleiny (9), Tien (4) e Cristin (1) estavam a bordo de um avião que caiu na floresta amazônica em 1o de maio e foram os únicos sobreviventes da tragédia — também estavam na aeronave a mãe deles e outros dois adultos. 

Os quatros são indígenas da etnia uitoto e se alimentaram de farinha de mandioca, que encontraram no avião, e frutos da mata. Os conhecimentos sobre a floresta que aprenderam com seu povo foram vitais durante os 40 dias. Segundo os parentes das crianças, Lesly, a irmã mais velha, foi a principal responsável por manter os irmãos a salvo, uma vez que já cuidava deles quando a mãe precisava sair de casa. 

#pracegover: profissionais do exército, usando roupas verdes características, luvas azuis e lanterna acoplada à testa, atendem criança que estava perdida. Crédito de imagem: Força Aérea Colombiana

Busca 
Para encontrar as crianças, a Guarda Militar da Colômbia executou a Operação Esperança, que reuniu oficiais, cães farejadores e indígenas locais. Um dos cachorros, Wilson, foi responsável por achar a mamadeira de uma das crianças e, possivelmente, chegou a localizá-las antes da equipe de resgate. No entanto, Wilson não foi mais visto, mesmo depois de os oficiais encontrarem os sobreviventes. 

A operação continua e, segundo a Guarda Militar, só será encerrada quando Wilson for localizado. “Um oficial não abandona o outro, ninguém fica para trás”, publicou a entidade no Twitter. 

Linha do tempo 

1º de maio | Queda do avião 
Um monomotor Cessna 206 que fazia o trajeto entre Araracuara e San José del Guaviare, percurso de 350 quilômetros, na Colômbia, cai em uma área da floresta amazônica. As buscas começam no mesmo dia. 

16 de maio | Aeronave localizada 
Em 15 de maio, são encontradas uma mamadeira e uma casca de maracujá,  indícios de que as crianças estavam vivas e por perto. No dia 16, o avião é achado pelos serviços de busca, em Palmarosa, Solano. Também é descoberto um abrigo feito com paus e pedras. 

16 a 26 de maio | Mais evidências 
As buscas continuam pelo restante do mês. São encontrados itens das crianças, como uma fita de cabelo, uma tesoura, fraldas, um par de chinelos e restos de frutas consumidas. 

26 de maio | Aniversário de Cristin 
Cristin, a mais nova, completa um ano, ainda perdida na mata. Por esses dias, um megafone transmite uma mensagem com a voz de Fátima Valencia, avó das crianças, no idioma indígena uitoto, pedindo que elas não avancem mais na floresta. 

31 de maio | O cão Wilson 
É encontrada uma pegada que poderia ser de uma das crianças. No mesmo dia, o cão de resgate Wilson é liberado na floresta para procurar o grupo a partir das evidências localizadas na área. Ele, no entanto, não retorna. 

9 de junho | Dia do resgate 
As quatro crianças são achadas vivas. Nesse dia, elas estão desnutridas e levemente desidratadas. 

Fontes: El País, Folha de S.Paulo, Fuerza Militar, G1, Gustavo Petro e Ministério de Defesa Nacional da Colômbia. 

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 208 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido