IA produziu vídeo após um comando que pedia uma cena com um astronauta em filme de ficção científica. Crédito de imagem: divulgação/OpenAI

No dia 15 de fevereiro, a empresa OpenAI, responsável pelo ChatGPT, anunciou uma nova modalidade de inteligência artificial (IA): a ferramenta Sora, que é capaz de transformar descrições de texto em vídeos animados. Em uma publicação na rede social X (antigo Twitter), o perfil da OpeanAI compartilhou diferentes vídeos criados com o recurso. 

“Sora pode criar vídeos de até 60 segundos com cenas altamente detalhadas, movimentos de câmera complexos e vários personagens com emoções vibrantes”, declarou a empresa. O grande diferencial da novidade é que, além de replicar imagens do comando, a IA é capaz de interpretar como aquele elemento atua e existe em vários meios físicos.

No primeiro exemplo, o texto de comando descreve um cenário em Tóquio, com turistas passeando na cidade em meio a uma geada de neve. No vídeo, a cena retratada surge quase com perfeição, com a simulação gráfica de pessoas reais. 

Nas respostas da publicação no X, outras descrições foram feitas e atendidas pela ferramenta Sora. Desde um mamute na neve até a cena de um filme de ficção científica com cores vívidas, a nova tecnologia se mostrou capaz de retratar pedidos bastante específicos.

No entanto, a Sora não está totalmente pronta. Segundo a OpenAI, a IA ainda não consegue reproduzir bem situações que têm causa e efeito, como a marca de mordida em um biscoito ou uma bola de basquete acertando o aro.

Em algumas situações, os vídeos apresentaram pessoas e animais duplicados e algumas imagens completamente fora do contexto pedido. A empresa também alega que a tecnologia ainda não apresenta uma resposta aprofundada de comandos físicos e de espaço, como “uma pipa levada pelo vento na direção esquerda a uma grande árvore”. 

Vídeo de ninhada de filhotes apresenta erro, com animais se duplicando. Crédito de imagem: divulgação/OpenAI

Para comparar, basta assistir ao vídeo do Will Smith comendo macarrão, que viralizou em abril de 2023, criado a partir de outra plataforma de IA, a Stable Diffusion. Nele é possível perceber que a criação de vídeos estava longe da qualidade que a Sora apresenta, com um resultado até engraçado.

Segurança

A OpenAI também declarou que, até o momento, apenas profissionais da empresa conseguem acessar a tecnologia e que diferentes medidas de segurança estão sendo tomadas para que, futuramente, a ferramenta não reproduza conteúdos falsos ou que infrinjam as políticas de uso.

Além disso, qualquer comando inapropriado será identificado pela plataforma. Também estão sendo avaliadas possibilidades de usos distintos da ferramenta por artistas e designers. 

“Vamos envolver decisores políticos, educadores e artistas de todo o mundo para compreender suas preocupações e identificar casos positivos de utilização para essa nova tecnologia”, declarou a OpenAI em comunicado oficial.

Fontes: OpenAI, G1 e CNN.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Sofia Riveira

    1 mês atrás

    Com esta nova tecnologia, o risco de conteúdo explícito ser gerado pela AI é elevado. Estou muito preocupado que esta não seja a melhor ferramenta, mas confio que apenas profissionais tenham acesso para fazer algo específico e não um hacker ou alguém com um propósito diferente de usá-la.

  • Sofia Riveira

    1 mês atrás

    Com esta nova tecnologia, o risco de conteúdo explícito ser gerado pela AI é elevado. Estou muito preocupado que esta não seja a melhor ferramenta, mas confio que apenas profissionais tenham acesso para fazer algo específico e não um alguém com um propósito diferente de usá-la.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido