Anteriormente, o valor previsto era de 2,25 bilhões de dólares
Em consequência da situação da guerra na Ucrânia, que segue sem resolução no conflito com a Rússia, a Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu aumentar o valor que pretendia arrecadar para reverter em recursos aos ucranianos. Em abril, a ideia era destinar 2,25 bilhões de dólares (cerca de 11,54 bilhões de reais), mas, em 8 de agosto, o valor subiu para 4,3 bilhões de dólares (ou 22 bilhões na moeda brasileira). A previsão é de que a ajuda dure até o fim do ano. Antes da nova decisão, a ideia era de que fosse usada entre abril e agosto de 2022.
O auxílio da ONU será recebido pela população ucraniana por meio de itens como medicamentos, garrafas de água, produtos de higiene pessoal, refeições prontas e comidas enlatadas. Outro motivo para o aumento do valor destinado à ajuda humanitária é a chegada do inverno na Europa. Assim, já que algumas áreas da Ucrânia estão com acesso limitado à eletricidade, por exemplo, a previsão é de que o dinheiro arrecadado também seja usado para consertar os sistemas de fornecimento de água e energia em locais afetados pelo conflito.
A nova meta foi anunciada durante uma conferência de imprensa realizada todos os dias na ONU. Na ocasião, o porta-voz da instituição, Stéphane Dujarric, afirmou que mais de um quarto da população ucraniana deve precisar de ajuda humanitária nos próximos meses, o que representa um aumento de 2 milhões de pessoas em relação ao que havia sido contabilizado em abril.
Para atingir os 4,3 bilhões de dólares, a ONU está pedindo que a comunidade internacional continue apoiando a causa e fazendo doações. A primeira meta já tinha sido superada e chegado a 2,38 bilhões de dólares (aproximadamente 12 bilhões de reais) arrecadados.
O porta-voz ressaltou, no entanto, que, para que os recursos atinjam a população da Ucrânia, é necessário que as autoridades russas e ucranianas permitam o acesso às regiões afetadas. “Desde o começo da guerra, o acesso tem sido extremamente desafiador em áreas que ficam além do controle do governo ucraniano”, afirmou.
Fontes: Exame, Folha de S.Paulo e ONU.
Olá ,eu sou Bianca e estudo na escola EMEF PROF JOSÉ ALVES MARTINS em Ourinhos, Gostei da intenção da ONU de arrecadar dinheiro para doar para os ucranianos.
Cool!
Olá, eu sou Bianca ,tenho 13 anos, moro em Ourinhos e estudo na escola E.M.E.F PROF José Alves Martins. Gostei da intenção da ONU de tentar ajudar a Ucrânia ,arrecadando dinheiro para os ucranianos ,eles irão comprar medicamentos e outras coisas que estão precisando .
SUS
coitada da Ucrania!!!!!!!!!!que bom que ONU vai doar muito dinheiro para ela.Eu sou o Murilo Costa do Colégio Magister 4A
Top
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.