Secretary-General Ban Ki-moon meets with Mr. António Guterres, High Commissioner, United Nations Human Rights. Farewell

Recommendation for the appointment of the Secretary-General of the United Nations.

A ONU, Organização das Nações Unidas, elegeu um novo secretário-geral. A partir do ano que vem, o português Antônio Guterres assumirá o cargo, o mais importante da organização que, desde sua criação, em 1945, luta pela paz mundial.  

Na votação, que aconteceu no Conselho de Segurança da ONU, Antônio concorreu com doze candidatos e venceu a disputa com 13 votos. O segundo colocado, Miroslav Lajčák, recebeu sete votos. 

Secretary-General Ban Ki-moon meets with Mr. António Guterres, High Commissioner, United Nations Human Rights. Farewell

Entre 2005 e 2015, Antônio foi chefe da Acnur, agência da ONU que cuida de assuntos relacionados a refugiados, pessoas que têm que sair de seus países para fugir de problemas como guerras e fome.  

Na época em que ocupava esse cargo, ele fez várias críticas à forma como os refugiados estão sendo tratados na Europa. Em muitos países, essas pessoas não são bem vistas pela população e vários governos estão adotando regras para evitar que os refugiados entrem em seus territórios.  

Além de seu trabalho na Acnur, entre 1995 e 2002, Antônio foi primeiro-ministro de Portugal, ou seja, líder do governo português e chefe do Conselho Europeu.  

O que é o Conselho de Segurança da ONU? 

É um conselho que tem por objetivo cuidar de assuntos relacionados à segurança do mundo. Quinze países são participantes: Estados Unidos, China, França, Inglaterra e Rússia são membros fixos, ou seja, nunca vão deixar de participar do conselho. Os outros países-membros podem permanecer no máximo até dois anos.  

O que é o Conselho Europeu? 

É um grupo que discute quais decisões serão adotadas pela União Europeia. Os participantes são os governantes dos países europeus que fazem parte do grupo.  

O que é a União Europeia? 

É um grupo de países europeus que faz acordos e regras que valem para todos os membros. Uma dessas regras é a adoção do euro, uma moeda que é usada por todas as nações que fazem parte da União. Fazendo uma comparação, é como se o Brasil e a Argentina usassem o real, ou seja, a mesma moeda. Na prática, o Brasil adota o real e a Argentina, o peso.

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido