Palácio da Alvorada à noite, residência oficial do presidente do Brasil. No primeiro plano, esculturas 'As banhistas', de Alfredo Ceschiatti. Foto: Thum Fel/Wikipedia

Conheça os locais onde Jair Bolsonaro, novo presidente da República, e seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão, vão trabalhar e morar.

Palácio do Planalto, em Brasília (Distrito Federal). Foto: Eduardo Coutinho/Wikipedia

Palácio do Planalto
É onde o presidente da República trabalha – atualmente, o vice-presidente fica em um anexo do prédio, mas é possível que ele vá para dentro do palácio no governo de Jair Bolsonaro. A construção fica na praça dos Três Poderes, em Brasília, e foi inaugurada em 21 de abril de 1960. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Palácio do Planalto tem uma rampa na fachada principal, que dá acesso ao salão nobre, onde acontecem diversos eventos. Recentemente, e pela primeira vez desde que foi inaugurado, o palácio passou por uma restauração – nesse processo, ganhou um sistema para reaproveitar água.

Palácio da Alvorada à noite, residência oficial do presidente do Brasil. No primeiro plano, esculturas ‘As banhistas’, de Alfredo Ceschiatti. Foto: Thum Fel/Wikipedia

Palácio da Alvorada
Esta é a residência oficial do Presidente da República. Também projetado por Oscar Niemeyer, o Palácio da Alvorada foi inaugurado em 30 de junho de 1958, quando passou a ser casa do então presidente Juscelino Kubitschek. Ele é composto por:

– Subsolo com auditório, sala de jogos, despensa, cozinha, lavanderia e administração.
– Andar térreo com áreas usadas pelo Presidente para compromissos e reuniões oficiais.
– Primeiro andar, onde ficam quatro suítes e outras salas de uso do presidente e de sua família.

Quer conhecer o Palácio do Planalto e o Palácio da Alvorada? É possível agendar uma visita no site da Presidência.

Palácio do Jaburu. Foto: Anderson Riedel/Wikipedia

Palácio do Jaburu
É a residência oficial do vice-presidente da República – no governo de Jair Bolsonaro, o general Hamilton Mourão. O nome Jaburu é o mesmo da lagoa ao lado do palácio, também projetado por Oscar Niemeyer. A principal diferença em relação ao Palácio da Alvorada é que o Jaburu foi planejado para ser apenas residência – as obras começaram em 1973 e o local foi ocupado pela primeira vez em 1977 por Adalberto Pereira dos Santos, vice-presidente de Ernesto Geisel.

Granja do Torto, Brasília. Foto: J. Vergari/Wikimedia Commons

Granja do Torto
A casa de campo do presidente da República fica na Fazenda do Riacho Torto, também em Brasília. Além de haver uma casa, o lugar, inaugurado em 1968, possui uma granja – daí seu nome –, que fornece ovos e frangos. Também há lago, piscina, campo de futebol, quadra poliesportiva, churrasqueira e mata nativa preservada.

Fontes: Agência Brasília e site da Presidência da República.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Renata

    5 anos atrás

    Muito legal este post! Queria saber se há um nome pra rampa do palácio do planalto

  • Jornal Joca

    5 anos atrás

    Olá, Renata! Que legal saber que você gostou da reportagem! Verificamos e a rampa não tem um nome específico. Ela é chamada apenas de rampa do Palácio do Planalto.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido