Uma massa de ar frio de origem polar fez com que parte do país registrasse temperaturas extremamente baixas no fim de julho. A frente fria, que chegou ao Brasil pelo Rio Grande do Sul, em 26 de julho, foi se espalhando de forma intensa pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, até perder força no início de agosto. Entenda o que houve e confira o que ocorreu nos estados mais fortemente atingidos.

onda-de-frio-174
Mapa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra a onda de frio do fim de julho nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. #pracegover: mapa com as temperaturas pelo país. As regiões onde fez mais frio estão marcadas por tons de azul. Créditos de imagem: Inmet

Porque fez tanto frio no fim de julho?
Em entrevista ao Joca, Amanda Rehbein, coordenadora do Grupo de Estudos Climáticos da Universidade de São Paulo (GREC-USP), disse que o frio extremo no Brasil tem relação com o aquecimento global, processo em que a temperatura média do planeta aumenta e provoca eventos climáticos extremos em todo o mundo.

A pesquisadora explica que o aquecimento global está intensificando as trocas de calor entre a região tropical (onde fica o território brasileiro) e os polos. “A região tropical recebe maior quantidade de radiação solar do que os polos. Isso faz com que essa região fique mais aquecida e redistribua esse calor. Dessa forma, o calor da área tropical avança em direção à região polar. Ao mesmo tempo, o frio polar avança em direção à região tropical. A partir dessa circulação, as ondas de frio e de calor são geradas”, diz. “O aquecimento global intensifica as trocas de energia entre os trópicos e os polos, forçando a atmosfera dos polos a enviar mais frio para regiões como a em que o Brasil está localizado.”

Rehbein afirma que, embora não seja possível acabar com o aquecimento global, podemos diminuir seus efeitos reduzindo a emissão de gases poluentes que são lançados na atmosfera.

Regiões climáticas ou térmicas
Regiões polares: têm as temperaturas mais baixas da Terra.
Regiões temperadas: contam com temperaturas amenas.
Regiões tropicais: têm altas temperaturas.

Goiás (GO)
Em Goiânia, capital, fez em torno de 10ºC – a mínima em julho costuma ser 16ºC. Foi mais frio em cidades do interior, como em Jataí, que chegou a 4ºC.

Mato Grosso do Sul (MS)
Na capital, Campo Grande, a temperatura chegou a ficar em torno dos 5ºC, com sensação de 2ºC (a mínima em julho costuma ser de 16ºC). Além disso, 35 municípios tiveram geada e pelo menos cinco cidades atingiram registros negativos: em Santa Rita do Pardo, os termômetros marcaram -0,7ºC em 30 de julho.

Minas Gerais (MG)
Belo Horizonte, a capital, registrou, no dia 30 de julho, 7,5ºC, a menor temperatura desde 2006. Em outras cidades mineiras, nessa data, o frio chegou a registros negativos: em Monte Verde, fez -4,5ºC.

Rio de Janeiro (RJ)
Na capital, os termômetros chegaram a 10,6ºC (a mínima em julho costuma ser 18ºC). Porém, a temperatura mais fria do ano continua sendo a de 8,4ºC, de 20 de julho. Outros municípios tiveram os menores registros do ano em 30 de julho – caso de Carmo, que chegou a 4,5ºC.

São Paulo (SP)
A cidade de São Paulo teve a menor temperatura dos últimos cinco anos na madrugada de 30 de julho: média de 4ºC. Nessa data, em alguns bairros da capital e em outras cidades do estado, os termômetros chegaram a ficar abaixo de 0ºC. O município de Rancharia, por exemplo, atingiu -4,1ºC.

Paraná (PR)
Curitiba, a capital, teve, em 29 de julho, a temperatura mais baixa do ano: -0,8ºC, com sensação de -3ºC – o mês costuma ter mínima de 10ºC. Pelo menos mais 14 cidades tiveram as temperaturas mais baixas do ano. General Carneiro atingiu -5,4ºC, o registro mais frio do estado.

Santa Catarina (SC)
Em 29 de julho, a capital, Florianópolis, teve a madrugada mais fria do ano, com 4,4ºC (em julho, a mínima costuma ser de 14ºC). Nevou em pelo menos 28 cidades. Em Urupema, uma das mais frias do país, fez -8ºC.

Rio Grande do Sul (RS)
A capital, Porto Alegre, que costuma ter mínima de 10ºC em julho, chegou a 4ºC com sensação de até 1,1ºC devido à intensidade dos ventos. Nevou em 13 cidades, incluindo Gramado, famosa pelas baixas temperaturas.

Fontes: Agência Brasil, Agora São Paulo, Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas Climatempo, Gazeta do Povo, G1, Governo do estado do Mato Grosso do Sul, Governo do estado do Paraná, Instituto Nacional de Meteorologia, Hora 1, MetSul Meteorologia, Veja Rio e Zero Hora.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 174 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido