As atletas Natasha Watley, dos Estados Unidos, e Megu Hirose, do Japão, durante partida de softbol na Olimpíada de 2008. Foto: Jonathan Ferrey/Getty Images

Uma partida de softbol feminino que ocorre às 21h (pelo horário de Brasília) de 20 de julho vai marcar o início dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A disputa será entre Japão e Austrália e será realizada na cidade de Fukushima. Apesar de a abertura da Olimpíada estar marcada para o dia 23, é comum que ocorram algumas disputas antes do início oficial do evento. 

As japonesas estão entre as favoritas a conquistar a medalha de ouro da modalidade. Elas foram as campeãs de softbol em 2008, último ano em que o esporte integrou a Olimpíada, e ocupam o segundo lugar da classificação da Confederação Mundial de Softbol – ultrapassadas apenas pelo time dos Estados Unidos, que também é considerado favorito. 

Já as australianas foram medalhistas em todos os anos em que o esporte foi disputado nos Jogos Olímpicos (1996, 2000, 2004 e 2008). 

Ainda no mesmo dia – de acordo com o fuso horário de Tóquio, já que no Brasil já terá passado da meia-noite – também serão realizadas mais duas partidas da modalidade: Itália contra Estados Unidos e México contra Canadá. 

O que é softbol?

Softbol é um esporte parecido com beisebol, mas é disputado em um campo menor e com uma bola menor e mais macia. Os arremessos, por sua vez, são feitos de baixo para cima. 

Dois times de nove ou dez jogadores se enfrentam na partida, revezando-se entre defesa e ataque. Um membro da equipe que começa no ataque precisa rebater a bola com um taco e, caso consiga, ele corre pelas bases do campo para ir marcando pontos. Já a defesa precisa impedir que isso aconteça.

Nos Jogos Olímpicos o softbol é disputado por mulheres, enquanto os homens jogam beisebol. 

Fontes: Britannica, ESPN, UOL e WSBC

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido