Os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, estavam marcados para ocorrer entre 24 de julho e 9 de agosto. Entretanto, por causa da pandemia do novo coronavírus, o Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu adiar a data para 23 de julho a 8 de agosto de 2021.

O anúncio foi feito em 24 de março, depois de o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, propor o adiamento para o COI. A medida foi tomada porque os jogos atraem aglomerações: fazem com que muitos atletas viajem para participar e pessoas se desloquem para assisti-los, o que facilita a propagação do vírus.

Esta é a segunda vez que uma Olimpíada em Tóquio não acontece na data prevista. Os jogos de 1940, que também seriam na capital japonesa, foram cancelados por causa da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Outras duas edições — 1916 em Berlim (Alemanha) e 1944 em Londres (Inglaterra) — também foram desmarcadas por causa de conflitos.

Ameaça de boicote Antes de o COI decidir pelo adiamento do evento, alguns países já tinham se posicionado contra a realização do torneio na data marcada. Foram os casos de Canadá e Austrália, que ameaçaram não participar da competição se ela não fosse adiada.

O Comitê Olímpico do Brasil também apoiou a mudança da data, já que, além das questões ligadas ao contágio pelo vírus, os atletas não estavam conseguindo manter os treinos pela necessidade de isolamento social.

Tocha Olímpica
O caldeirão olímpico é aceso durante a exposição especial Chama de Recuperação, no Aquamarine Park, um dia após o adiamento dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020. O anúncio do adiamento por causa da pandemia de coronavírus foi em 24 de março de 2020, em Iwaki, Fukushima, Japão | #pracegover: a imagem mostra as chamas dentro de um objeto dourado. Crédito de imagem: Clive Rose | Getty Images.

Protestos contra a Olimpíada
Pouco depois de o COI anunciar o adiamento do evento, um grupo de japoneses se reuniu nas ruas do país para protestar. Para eles, os jogos deveriam ter sido cancelados, e não adiados. O grupo defende que o dinheiro público que está sendo usado para receber o evento deveria ser investido no apoio às vítimas do desastre nuclear de Fukushima, ocorrido em 2011. Na ocasião, um terremoto e um tsunami causaram uma explosão em uma usina nuclear na cidade de Fukushima, o que deixou boa parte da população exposta a um tipo de radiação perigosa.

Fontes: Comitê Olímpico Internacional, ESPN, G1, Veja e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 146 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • GAELMUSSO

    3 anos atrás

    os jogadores têm de ficar em casa

  • Beatriz Novaes

    4 anos atrás

    Eu entendi que o vírus é muito perigoso para o mundo. Se tivessem os jogos ia ter muita aglomeracao de pessoas e isso fazia muita gente pegar a doenca chamada Covid 19.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido