Um estudo divulgado em 17 de setembro pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) revelou que o aumento de peso entre jovens de 2 a 19 anos cresceu com a pandemia. O resultado é preocupante, principalmente, entre as crianças que estão com sobrepeso ou obesas: antes da pandemia, crianças com obesidade moderada ganhavam, em média, 2,95 kg anualmente, mas passaram a ganhar 5,45 kg no primeiro ano de pandemia; já entre as severamente obesas, o aumento foi de 4 kg para 6,6 kg.

“Crianças e adolescentes podem ter experimentado circunstâncias que aceleraram o ganho de peso, incluindo aumento do estresse, horários irregulares das refeições, menos acesso a alimentos nutritivos, aumento do tempo de tela e menos oportunidades para atividades física”, aponta o estudo.

Iniciativas contra o problema
O tema não é relevante apenas nos EUA. Ao redor do mundo, pessoas estão buscando soluções. É o caso do espanhol Xanty Elías, que venceu o Basque Culinary World Prize 2021, concurso que avalia chefs de cozinha do mundo inteiro e escolhe o que promoveu a mudança mais importante com a gastronomia.

Elías foi reconhecido pelo projeto Los Niños Se Comen el Futuro (as crianças comem o futuro, em tradução livre), que já visitou cerca de 15 mil crianças em mais de cem escolas da Andaluzia, na Espanha, para educá-las sobre a alimentação saudável e sustentável (que não agride o meio ambiente).

Ao mesmo tempo que ensina receitas da região, o projeto aplica conceitos prendidos nas escolas em matérias como matemática e química. “Nosso objetivo não é ensinar as crianças a cozinhar, e sim a tomar decisões inteligentes sobre sua saúde e alimentação todos os dias”, afirmou o chef ao site do concurso.

Glossário
Obesidade:
“Acúmulo anormal ou excessivo de gordura que pode prejudicar a saúde”, de acordo com definição da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Fontes: Basque Culinary World Prize, CDC, G1, LA School Report, The BMJ, The Hindu e Universidade de Michigan.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 178 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido