Um estudo divulgado em 17 de setembro pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) revelou que o aumento de peso entre jovens de 2 a 19 anos cresceu com a pandemia. O resultado é preocupante, principalmente, entre as crianças que estão com sobrepeso ou obesas: antes da pandemia, crianças com obesidade moderada ganhavam, em média, 2,95 kg anualmente, mas passaram a ganhar 5,45 kg no primeiro ano de pandemia; já entre as severamente obesas, o aumento foi de 4 kg para 6,6 kg.

“Crianças e adolescentes podem ter experimentado circunstâncias que aceleraram o ganho de peso, incluindo aumento do estresse, horários irregulares das refeições, menos acesso a alimentos nutritivos, aumento do tempo de tela e menos oportunidades para atividades física”, aponta o estudo.

Iniciativas contra o problema
O tema não é relevante apenas nos EUA. Ao redor do mundo, pessoas estão buscando soluções. É o caso do espanhol Xanty Elías, que venceu o Basque Culinary World Prize 2021, concurso que avalia chefs de cozinha do mundo inteiro e escolhe o que promoveu a mudança mais importante com a gastronomia.

Elías foi reconhecido pelo projeto Los Niños Se Comen el Futuro (as crianças comem o futuro, em tradução livre), que já visitou cerca de 15 mil crianças em mais de cem escolas da Andaluzia, na Espanha, para educá-las sobre a alimentação saudável e sustentável (que não agride o meio ambiente).

Ao mesmo tempo que ensina receitas da região, o projeto aplica conceitos prendidos nas escolas em matérias como matemática e química. “Nosso objetivo não é ensinar as crianças a cozinhar, e sim a tomar decisões inteligentes sobre sua saúde e alimentação todos os dias”, afirmou o chef ao site do concurso.

Glossário
Obesidade:
“Acúmulo anormal ou excessivo de gordura que pode prejudicar a saúde”, de acordo com definição da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Fontes: Basque Culinary World Prize, CDC, G1, LA School Report, The BMJ, The Hindu e Universidade de Michigan.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 178 do jornal Joca.

Enquete

Pelo o que você mais está esperando em 2022?

Comentários (0)

Compartilhar por email