Um jornal infantil tem o mesmo objetivo dos jornais tradicionais: dar notícias sobre diferentes temas — como esportes, política e assuntos do cotidiano. Você sabia que, além disso, ele fornece materiais que podem ser trabalhados em diferentes disciplinas escolares?

Professores podem usar os gráficos como material de análise nas aulas de matemática e as charges nas aulas de português, por exemplo. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), a criança tem o direito de acessar mídias e participar de debates que surgem a partir das publicações nesses meios de comunicação.

Além do mais, a leitura é essencial e deve se tornar um hábito comum entre as crianças. É papel dos pais incentivar essa atividade. A escola também deve estimular a leitura de diferentes gêneros textuais, entre eles o jornal.

É claro que não se deve dar destaque a qualquer jornal, vale privilegiar os jornais infantis — como o JOCA, por exemplo —, que podem ser acessados online ou impressos, e que abordem os conteúdos jornalísticos de forma mais acessível para crianças e adolescentes.

O senso crítico pode ser desenvolvido de maneira divertida e com a participação de todos — pais, crianças e escola. Quando falamos em criticidade, não podemos esquecer que é na infância o momento certo para desenvolvê-la. No post de hoje vamos falar sobre como um jornal infantil pode ajudar no desenvolvimento dessa característica nas crianças.

Confira!

AJUDAR A REFLETIR SOBRE AS COISAS DO MUNDO

Aguçar o senso crítico é essencial para pensar de forma mais clara sobre o que acontece ao nosso redor. Em um jornal infantil, a criança vai ter a chance de ler sobre o que acontece no mundo e no Brasil com uma linguagem direcionada para elas, o que transforma o próprio hábito de ler em algo que desperta mais interesse e curiosidade.

Senso crítico é a habilidade que nós, seres humanos, temos de chegar a conclusões, resolver problemas e tomar decisões. Ou seja, é preciso refletir muito antes de chegar a alguma decisão sobre algo, mesmo que seja uma simples opinião sobre uma situação ou sobre alguém.

Ao ler, portanto, as crianças desenvolvem o senso crítico, pois precisam formar sentido e pensar sobre o que está escrito. Assim, em contato com o jornal, elas podem aprender sobre a realidade e tirar suas próprias conclusões sobre os fatos ali descritos.

LIDAR COM DIFERENTES EMOÇÕES 

É cada vez maior o número de adolescentes que não sabem muito o sentido da vida ou que não conseguem tomar decisões sozinhos — ou, ainda, que possuem opiniões muito rasas sobre as coisas. O senso crítico desenvolvido vai ajudar a criança a lidar com diferentes emoções e o jornal pode ser um ótimo começo para isso.

No jornal, a criança vai encontrar artigos, fotos e diferentes informações sobre guerras, problemas sociais, denúncias e outras situações que despertam nossas emoções. Diferentes psicólogos defendem que o contato com esse tipo de informação é essencial para o desenvolvimento da criança.

Mais cedo ou mais tarde ela terá de lidar com isso e, portanto, entende-se que um jornal infantil é o caminho mais curto para começar a desenvolver essas emoções sem muito impacto.

ESTIMULAR A PROCURA POR INFORMAÇÕES DIVERSAS 

Com o avanço tecnológico, o acesso facilitado das pessoas à internet e às redes sociais, informações chegam cada vez mais rápido e, com isso, surge o risco de informações falsas serem compartilhadas.

É essencial procurar por informações em diversos meios e sempre verificar a veracidade dos fatos em sites que você confia. Pesquisar, questionar e criar seus próprios conceitos sobre um assunto é uma forma de estimular a criticidade das pessoas.

Os pais e a escola devem incentivar as crianças a ler diferentes tipos de textos — o jornal é a mídia ideal para isso, já que ele contém textos informativos, gráficos, charges, crônicas e críticas. Assim, ao incentivar a leitura do jornal você estimulará seus filhos ou alunos a buscarem sempre aquele relato mais próximo da realidade e a formarem as próprias opiniões.

CULTIVAR O HÁBITO DA LEITURA

Ler é o caminho mais curto para exercitar a reflexão, a compreensão e a interpretação. É preciso tratar as crianças como leitores inteligentes, capazes de captar as informações de um texto e questionar essa leitura. O hábito da leitura deve ser incentivado pelos pais desde cedo e a escola deve dar estímulos para desenvolvê-lo.

Pais e professores devem se preocupar em conversar com as crianças sobre o que elas aprenderam e o que elas entenderam sobre algo lido por elas. O jornal infantil é uma ferramenta muito eficiente quando se quer cultivar o hábito de leitura, pois abarca diversos temas e variados gêneros textuais a partir de várias abordagens diferentes.

DESENVOLVER HABILIDADES JORNALÍSTICAS 

Um jornal infantil precisa ajudar no estímulo do senso crítico das crianças. Ele pode proporcionar à criança a oportunidade de participar das suas edições e, assim, ela poderá desenvolver suas capacidades de criticidade dando opinião sobre diferentes assuntos, propondo pautas para o jornal e adquirindo a experiência de um repórter mirim.

São muitas as formas para estimular o senso crítico das crianças e o jornal infantil pode ser uma delas, pois um dos exercícios para instigá-las é o contato com os acontecimentos atuais. O jornal pode ser um meio para manter a criança informada, aprendendo desde cedo a conversar com outras pessoas sobre diversos assuntos de forma mais crítica e pontual.

É preciso promover a autoestima das crianças, tratá-las considerando o seu potencial para diferentes áreas. O essencial é que ela saiba lidar com diferentes momentos que a vida lhe trará. O jornal é um excelente aliado nesse quesito.

Apesar de o jornal não ser um hábito comum entre as crianças, elas se motivam e sentem vontade de ler quando veem os pais fazendo o mesmo ou quando entram em contato com algo que chame a atenção delas.

Portanto, quando for escolher as formas de leitura que podem incentivar e estimular o senso crítico das crianças, pense em algo como o jornal infantil — como vimos, é uma ótima ferramentas nos momentos em que é necessário proporcionar meios variados para o bom desenvolvimento infantil.

Já pensou em incentivar o hábito da leitura de seus filhos por meio de um jornal? Que tal conhecer um pouco sobre o JOCA?


Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido