Roman McCon e sua mãe no projeto
Roman McConn: o menino de 6 anos salvou mais de mil cachorros das ruas

Nessa edição da Coluna Comportamento, trazemos a história do Roman McConn, um menino de 6 anos que, com a ajuda da mãe, busca lares para cães abandonados em abrigo.

A história do menino traz alguns pontos que podem ser trabalhados para o desenvolvimento comportamental dos alunos:

Empreendedorismo

Cidadania

Respeito aos animais

Roman, por amar cachorros, além de adotar um de um abrigo, junto com a mãe fazia trabalhos voluntários lá. Se envolveu tanto que passou a buscar pessoas para adotarem os cachorros que lá estavam.

Nesse meio tempo, acabou mudando-se com a mãe do Texas para Washington e percebeu que, no novo estado, as pessoas eram mais receptivas à adoção de cães. Criou então, o Project Freedom Ride (Projeto Carona da Liberdade, em tradução livre), levando centenas de cachorros do estado do Texas para a costa noroeste dos Estados Unidos.

Roman McCon e sua mãe no projeto Freedom Ride

Desde a fundação do projeto, em dezembro de 2016, Roman salvou mais de 1000 cachorros, levantando dinheiro com doações para pagar o custo de cerca de 11 mil dólares para cada cachorro adotado (custos de veterinário, castração, vacinas, alimentação e transporte).

No Brasil, estima-se que haja 30 milhões de animais abandonados nas ruas e, todo ano, 2,7 milhões morrem de fome ou doentes. O abandono cria um grave problema de saúde pública pois cães e gatos, sem os devidos cuidados, podem transmitir doenças, como raiva e leishmaniose, e causar acidentes. Um dos modos mais utilizados para tentar conter esse grupo é a castração, a fim de evitar a reprodução descontrolada. Isso acontece porque muitas pessoas adotam os animais mas acabam desistindo. Como as ONGs e abrigos já estão superlotadas, acabam largando na rua. Como lidamos com essa questão no nosso bairro?

Queremos muito saber sobre as reflexões trazidas a partir da história do Roman. Mande para nós no email: carlotas@carlotas.org.

Sobre
Carlotas é uma iniciativa que promove o diálogo sobre respeito e empatia para ajudar as pessoas a viverem melhor. Saiba em www.carlotas.org.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido