As geleiras estão derretendo devido aos efeitos do aquecimento global. Foto: Divulgação.
As geleiras estão derretendo devido aos efeitos do aquecimento global. Foto: Divulgação.

O aquecimento global está relacionado ao efeito estufa, fenômeno natural que impede que a Terra fique muito fria.

Embora o efeito estufa seja necessário, nos últimos anos, atividades humanas fizeram com que ele fosse intensificado, levando a um aumento na temperatura média do planeta.

Isso está resultando em elevação do nível do mar e derretimento das geleiras, entre outros problemas (saiba mais na edição 22 do Joca).

Os alunos do 5º ano C da Escola Nossa Senhora das Graças (SP) enviaram para o Joca dicas de como cada um pode adotar pequenas atitudes para ajudar a amenizar o aquecimento global. Confira abaixo:

Podemos dar carona para os amigos, utilizar transportes públicos e bicicletas ou até mesmo ir até os lugares a pé. Além disso, podemos substituir a gasolina pelo etanol, pois ele é feito de cana-de-açúcar e a gasolina é feita de petróleo, que é mais poluente. Temos que jogar o lixo no local correto e não podemos jogar bitucas de cigarro no chão e nas matas, pois podem causar incêndios. – Amanda N., Maria Tereza M., Maria Luiza B. e Carolina M. 

Devemos comprar lâmpadas LED, usar transporte público, andar a pé ou de bicicleta e reciclar o lixo. Pedro F., Bernardo S. e Caio P. 

Não jogue bitucas de cigarro na rua, porque isso pode causar incêndios florestais. Além disso, podemos dar carona para os amigos, usar transporte público, andar a pé ou de bicicleta, realizar reuniões por videochamadas para evitar o uso de carros, não jogar lixo na rua, doar ou vender coisas velhas, realizar coleta seletiva e fazer revisão constantemente, para verificar se o motor de seu carro está regulado e os pneus, calibrados. – Maria Isabel P., Julia O. e Isabella S. 

Nós pensamos em uma série de ideias para poluir menos o planeta, como usar lâmpadas LED para gastar menos energia, utilizar etanol no lugar de gasolina e apostar no uso de bicicletas e transporte público, como metrô e ônibus. – Philip H., Lucas T. e Fernando L. 

É importante não jogarmos bitucas de cigarro nas ruas e estradas, pois causam incêndios que são perigosos e liberam gás carbônico, o que aumenta o aquecimento global. João H., Theo R. e Enrico L. 

Temos que utilizar mais transporte público, usar o carro só quando necessário. Além disso, devemos usar mais etanol do que gasolina, pois o etanol vem da cana-de-açúcar e a gasolina, do petróleo. – Guilherme A. e Kauã L. 

 

 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido