coluna-literatura-quarentena-interna-2
Imagens: divulgação

Estudantes de todo o Brasil estão em casa neste momento por causa da pandemia do novo coronavírus. É o seu caso? Pois foi pensando em você que decidi me perguntar: o que eu gostaria de ler durante a quarentena se tivesse a idade do leitor do Joca? Como grande fã dos livros infantojuvenis, selecionei cinco obras que podem ajudar você a fazer ótimas leituras e ter experiências incríveis enquanto o dia a dia não volta ao normal.

O Lar da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares (Ransom Riggs – Editora Intrínseca)
Este é o primeiro livro de uma série (composta até agora por quatro volumes, com o quinto prometido para chegar ao Brasil no fim de março de 2020). A parte inicial da história dos peculiares – especialmente da história do jovem Jacob Portman – até já virou filme. Mas é fato que o livro é bem mais interessante – eu mesma cheguei a ter um pouquinho de medo diante do suspense que se cria pelas páginas enquanto Jacob começa a descobrir quem são os peculiares. Iniciar a série ou continuar a leitura dos outros livros (se você já tiver lido o primeiro) é um bom jeito de se entreter nos dias em casa e ainda mergulhar em um mundo completamente fantástico.

Lar-Srta-Peregrine-Criancas-Peculiares
Imagem: divulgação

É Proibido Ler Lewis Carroll (Diego Arboleda – Editora FTD)
Este livro é uma boa opção para relembrar um clássico, mas de um jeito bem diferente: Alice no País das Maravilhas, escrito por Lewis Carroll. Na história, uma garota também chamada Alice se vê proibida pelos pais, em 1932, de ler as aventuras da personagem de mesmo nome. Mas o que dá toda a graça ao desenrolar do livro é a personagem Eugénie Chignon: preceptora (pessoa que se encarrega de parte dos ensinos de um jovem) atrapalhada, ela deve impedir que a Alice de quem cuida tenha contato com a Alice da fantasia.

Proibido-Ler-Lewis-Carroll
Imagem: divulgação

A Avó Amarela (Júlia Medeiros, Elisa Carareto – Ôzé Editora)
Na certa você não está podendo ver seus avós neste período de isolamento social causado pelo novo coronavírus. Afinal, os idosos podem ter muitos problemas de saúde se contraírem o vírus. Mas que tal ler um livro com seus avós neste momento? Pode ser pelo telefone ou em uma chamada de vídeo pela internet. Recomendo a leitura de uma história sobre… avós! A Avó Amarela ganhou o Prêmio Jabuti de 2019 como melhor livro infantil. A leitura leva você por um mergulho nas lembranças que tem com seus avós.

Livro-A-Avo-Amarela-Premio-Jabuti-2019
Imagem: divulgação

O Escuro Que Mora Dentro do Escuro (Anna Claudia Ramos – Editora Panda Books)
Este é um livro sobre medo e coragem. Sabe aquele momento em que parece que nada vai dar certo? É assim que os personagens Paulo e Pedro se sentem, cada um a seu tempo. Até que eles se encontram, totalmente por acaso, e começam a descobrir o que possuem em comum. Disso nasce uma amizade que ajudará a enfrentar o escuro – até aquele escuro que mora bem lá dentro do escuro.

Escuro-Mora-Dentro-Escuro
Imagem: divulgação

Extraordinário (R. J. Palacio – Editora Intrínseca)
Aqui temos um clássico, que talvez você já tenha lido ou do qual já tenha visto o filme, lançado em 2017. Mas sabia que é muito legal reler um livro? Você pode prestar atenção a detalhes que não notou antes e até terminar a nova leitura com impressões que não teve durante o primeiro contato. E se você ainda não foi apresentado ao garoto Auggie, este é um ótimo momento. Ele, com certeza, tem dicas poderosas para dar sobre os períodos em que passamos por dificuldades.

Livro-Extraordinario
Imagem: divulgação

Boa leitura!

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (7)

  • Maria Gonsalves

    3 anos atrás

    Eu gostei do Extraordinário

  • Maria Fernanda 5e

    3 anos atrás

    assista esse filme : juntos e misturados

  • Lívia Carvalho Prado

    3 anos atrás

    Uma indicação: O quebra nozes

  • JULIA LORENZON PONTELE

    3 anos atrás

    Um livro legal é (A volta ao mundo em 80 dias)

  • Giulia Rebelli

    3 anos atrás

    Eu tenho o livro Extraordinário, é muito lindo. Conta sobre um menino que tem um rosto diferente, mas vence o desrespeito.

  • Thais Prata da Silva

    3 anos atrás

    O lar das crianças peculiares é um livro muito bom.

  • BETTINA VERNIER

    4 anos atrás

    livros legais!, acho que ler faria muito bem para qualquer pessoa no peuriudo de quarentena,tambem tenho uma recomendação,Polyanna,de Eleanor.H.Poter,este é um livro do tipo para nos fazer pensar sobre como nos agimos na vida, eu recomendo esse livro porque com o clima deficil em casa,esse livro vai te ensinar muitas coisas legais!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido