No kid`s day, projetos sociais levam crianças para conhecer e ter aulas de tênis no Rio Open 2016
Esportes: o fator “vencer a partida” foi um dos menos votados pelas crianças na pesquisa

Um estudo feito pela George Washington University, dos Estados Unidos, fez essa pergunta a 142 jovens jogadores de futebol, 37 técnicos e 57 pais, que reuniram 81 fatores que contribuem para que uma prática seja estimulante. Depois, os participantes tiveram que escolher quais desses quesitos eram os mais importantes para eles.

Ao fim, as três condições mais votadas foram: ser uma modalidade legal, ter bons técnicos e conseguir se esforçar bastante. Para a surpresa dos pesquisadores, o fator “vencer a partida” foi um dos menos votados.

Ana Beatriz C., de 9 anos, da Escola Vera Cruz (SP), concorda que praticar e se divertir são os quesitos que mais importam. Jogadora de handebol, ela conta que o melhor momento que viveu no esporte foi em um torneio do qual não saiu vitoriosa. “No ano passado, participei de um campeonato escolar. Na primeira e segunda partidas, nós ganhamos e, na terceira, perdemos de muitos pontos. Mas ficamos felizes apenas pelo fato de poder competir.”

Outro que teve uma boa experiência mesmo não vencendo o campeonato foi o jogador de futebol Léo F., de 9 anos. Em um torneio internacional realizado nos Estados Unidos, o time dele chegou a perder de 6 a 1 na primeira partida – e isso não o desanimou. “Aos poucos, fomos nos acostumando com o lugar e começamos a vencer. Quando chegou a semifinal, estávamos no espírito de ganhar. Queríamos muito aquilo, mas acabamos perdendo. Isso, porém, não nos deixou tristes, pois conseguimos ir bem longe na competição e ficamos em terceiro lugar”, diz.

Para a psicopedagoga Fernanda Silveira, o estudo mostra que é importante não valorizar apenas o resultado, pois isso pode afastar os praticantes do mundo dos esportes. “O estresse causado pela necessidade de vitória pode muitas vezes fazer com que as crianças parem de gostar da modalidade, o que justifica a classificação desse fator nas últimas posições. Os jovens estão mais preocupados em brincar e se divertir”, afirma.

Qual foi o momento mais divertido que você teve praticando um esporte?

“Participei de um torneio com o tenista Fernando Meligeni. Ele jogou conosco e analisou cada pessoa, dizendo o que ela podia melhorar. Aprendi muito.”
Gabriela F., de 9 anos – Tênis

“No começo, eu achava que o objetivo da esgrima era matar os outros (risos), mas não é bem assim. A minha experiência mais marcante foi em um campeonato mundial, com muitos inscritos. Gosto muito da modalidade e quero seguir nessa carreira.”
Guilherme M., de 9 anos – Esgrima

“O meu momento mais feliz no tênis foi na minha primeira aula. Fiz muitos amigos e aprendi muito. Eu não era tão boa quanto sou hoje, mas foi legal aprender tanta coisa.”
Angelina G., de 9 anos – Tênis

Publicado originalmente na Edição 113 do Jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • emef prof Miguel Arnaldo Tosta

    5 anos atrás

    GOSTAMOS MUITO DA MATÉRIA PORQUE NÓS GOSTAMOS DE ESPORTE INGRID VITORIA MAGAROTI E FABIULLA PEREIRA GONÇALVES

  • Felipe Yukon Kim

    5 anos atrás

    Na primera aula de natação eu conheci vários amigos,a minh a amiga Sthephany ela era dez em bater perna,mas eu batia muito fraco.Na outro aula eu me force e consegui bater a perna forte.

  • Jornal_Joca

    5 anos atrás

    Que legal, Felipe! É muito bacana desenvolver nossas habilidades no esporte que a gente gosta.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido