Qual é a diferença ara outros tipos de transferência?
Principalmente, rapidez, baixo custo e a menor quantidade de dados exigidos para as transações. Hoje, é possível fazer transferências de dinheiro entre contas bancárias pela Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou pelo Documento de Ordem de Crédito (DOC). Com a TED, o dinheiro cai na conta o destinatário no mesmo dia se for feita até as 17h de dias úteis (segunda a sexta, exceto feriados nacionais). O DOC leva ainda mais tempo: pode demorar até dois dias.

Como vai funcionar?
Para usar o Pix será preciso ter uma conta bancária e se cadastrar no aplicativo do banco. O usuário deve criar uma “chave” — número pelo qual poderá realizar e receber pagamentos. A chave pode ser, por exemplo, o número de telefone celular, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou um e-mail. Ela vai substituir os dados necessários para fazer TED e DOC, como número da agência e conta bancária. O cadastro do Pix foi liberado em 5 de outubro. O serviço começa a funcionar em 16 de novembro.

Por que o sistema foi criado?
Para garantir pagamentos e transferências mais rápidas a baixo custo. O serviço ficará disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, e as transações serão finalizadas em até dez segundos. O Pix será gratuito para pessoas que transfiram dinheiro para outras pessoas e empresas. Redes de pagamento desse tipo já existem em 56 países.

Vai ser possível fazer pagamentos em lojas com Pix?
Sim, por meio de um QR code. Na hora de pagar, o cliente poderá capturar o QR code com a câmera do celular depois de escolher Pix como forma de pagamento no aplicativo do banco. Também será possível pagar contas de água e energia elétrica, entre outras.

#pracegover: pessoa pagando conta com o celular, por meio de um QR code. Foto: Asia Vision_GettyImages

Fontes: Dicionário Financeiro, Folha de S.Paulo, IstoÉ Dinheiro, G1, O Globo e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 159 do jornal Joca,

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido