Enquanto o mundo enfrenta a pandemia do novo coronavírus, é comum ter dúvidas relacionadas à doença causada por ele (a covid-19) e sobre como agir para evitar que a contaminação se espalhe. Para esclarecer algumas das principais questões a respeito do tema, a leitora Sophia M. Q., 10 anos, de Brasília (DF), entrevistou o médico Ivan Cese Marchetti, infectologista do laboratório Fleury Medicina e Saúde, de São Paulo. O profissional deu dicas de como aumentar a imunidade para se proteger e comentou sobre o que já se sabe sobre o vírus. Confira.

Sophia-reporter-mirim-edicao-150
#pracegover: Sophia usa camiseta branca e uma flor rosa na cabeça. Ao fundo, uma parede roxa. Foto: arquivo pessoal

Existe alguma comprovação científica de que o vírus da covid-19 é eliminado do local quando entra em contato com o álcool em gel 70%?
Sim, o álcool 70% é um ótimo agente desinfetante. Existem comprovações científicas da sua eficácia contra diversos agentes, inclusive os coronavírus. Vale ressaltar que o uso da substância deve seguir as orientações das instituições de saúde e dos fabricantes para que tenha a ação esperada. Além disso, por ser um produto inflamável, é preciso ter muito cuidado durante a utilização e quando for guardá-lo. Por exemplo: sempre antes de usar, certifique-se de que não tenha fogo por perto, pois o álcool 70% é inflamável.

Por que o álcool 70% e o sabão matam o vírus?
O vírus tem uma capa composta por proteínas e lipídios [gorduras] em sua estrutura. O álcool consegue desidratar e desintegrar esses componentes, causando uma quebra na estrutura do vírus. Já o sabão atua nos lipídios da cápsula do vírus, rompendo a estrutura.

Como posso aumentar a minha imunidade?
A nossa imunidade depende de diversos fatores, inclusive genéticos. Mas há várias medidas que podem colaborar. Os hábitos de vida são fundamentais, por exemplo: a alimentação saudável e balanceada com frutas, verduras, legumes e sem consumo excessivo de alimentos industrializados e fast food [comidas vendidas prontas]; a prática rotineira de atividades físicas; e evitar o cigarro e as bebidas alcoólicas.

#pracegover: o médico Ivan veste camisa preta, gravata roxa e, por cima, um jaleco branco. No rosto, óculos de grau. Foto: arquivo pessoal

Na sua opinião, as pessoas que pegaram o vírus e ficaram internadas em estado grave poderão ter sequelas [consequências no organismo depois de uma doença]?
Todas as informações sobre o vírus e as consequências da infecção são ainda precoces. Muitos estudos são necessários, e também precisamos de tempo para avaliar a evolução das pessoas infectadas. Mas já há análises preliminares que mostram sequelas pulmonares, como fibrose [uma doença que “engrossa” o tecido dos pulmões e compromete suas funções, pois dificulta a passagem de oxigênio para a corrente sanguínea] e redução na capacidade da função pulmonar.

Por que o vírus ataca diretamente o pulmão?
O novo coronavírus invade as células do ser humano por meio da ligação com a enzima conversora da angiotensina 2 (que é um mecanismo tipo chave-fechadura, em que o vírus tem uma proteína que se liga perfeitamente à enzima da célula). Essa enzima se encontra principalmente nas células do pulmão, fazendo com que seja o órgão mais acometido.

Por quanto tempo o vírus permanece viável nas superfícies?
O tempo que ele permanece viável depende do tipo de superfície. Um trabalho bastante interessante fez essa análise. Em um material de cobre, o vírus ficou viável por quatro horas e, em papelão, por 24 horas. Já em um plástico, 72 horas.

Se o novo coronavírus é um vírus respiratório, por que não é transmitido pelo ar?
O novo coronavírus é transmitido por partículas respiratórias contaminadas, como secreção nasal ou gotículas. Porém, é por pouco tempo que o vírus fica viável no ar. Além disso, essas partículas têm capacidade pequena de se dispersar. Deste modo, é necessário estar a uma distância pequena (1,5 metro) de uma pessoa infectada para correr o risco de pegar o vírus que possa estar no ar [use máscara para evitar o contágio].

(…) Há várias medidas que podem colaborar para a imunidade. Os hábitos de vida são fundamentais, por exemplo: a alimentação saudável e balanceada com frutas, verduras, legumes e sem consumo excessivo de alimentos industrializados (…).

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 150 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Matérias do Joca sobre o novo coronavírus - Jornal Joca

    3 anos atrás

    […] O novo coronavírus na voz de um especialista […]

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido