Coleta seletiva para reciclagem

Norte: 33,8%
Nordeste: 42,3%
Centro-Oeste: 48,6%
Sul e Sudeste são as regiões que mais têm iniciativas de coleta seletiva. Mais de 90% dos municípios de ambas as regiões fazem algum projeto nesse sentido

Lixo produzido no Brasil em 2022

NA COMPARAÇÃO COM 2021, HOUVE QUEDA DE 1% NO LIXO GERADO. UMA DAS RAZÕES FOI A VOLTA DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS, COM A REDUÇÃO, POR EXEMPLO, DAS ENTREGAS EM CASA (QUE AUMENTARAM O USO DE EMBALAGENS)

81,8 MILHÕES DE TONELADAS DE LIXO (O EQUIVALENTE A 85,2 MILHÕES DE CARROS POPULARES). DO TOTAL DE 81,8 CERCA 46,4 MILHÕES FORAM ENVIADAS PARA DESTINOS AMBIENTALMENTE ADEQUADOS, COMO ATERROS SANITÁRIOS.

PARTE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA NÃO TEM ACESSO AOS SERVIÇOS DE COLETA DE LIXO. NAS REGIÕES NORTE E NORDESTE, O ÍNDICE DE COLETA FICA EM TORNO DE 83%.

4.183 MUNICÍPIOS BRASILEIROS COM INICIATIVAS PARA DESCARTE CORRETO DO LIXO EM 2021.

Do total de lixo gerado em 2022, 93% foi coletado (76,1 milhões de toneladas). No entanto, 39% foi encaminhado para áreas inadequadas, como lixões e aterros controlados.

75,1% é a porcentagem de municípios brasileiros com iniciativas para descarte correto do lixo em 2021

Diariamente são geradas 224 MIL TONELADAS DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO PAÍS. Ou seja, POR DIA CADA BRASILEIRO GEROU, EM MÉDIA 1,043 QUILO DE LIXO

NO MUNDO

• Em 2020, quando havia 7,8 bilhões DE PESSOAS no mundo, o ser humano produzia 2,2 bilhões DE TONELADAS DE RESÍDUOS por ano — em 2022, a marca de 8 bilhões DE HABITANTES foi superada.

• Os Estados Unidos são os maiores geradores de lixo por pessoa no mundo: cada cidadão produz cerca de 2,2 quilos POR DIA.

• Quando o assunto é apenas O LIXO PLÁSTICO, o BRASIL é o quarto colocado como maior produtor: mais de 11 milhões DE TONELADAS POR ANO. Os EUA lideram, com mais de 70 milhões DE TONELADAS ANUAIS.

DIREITOS E DEVERES
O acúmulo de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) — ou seja, o lixo — e seu descarte incorreto podem causar diversos problemas ao meio ambiente e à saúde humana. É dever dos governos garantir que o serviço de limpeza urbana e a coleta de resíduos cheguem a todos os cidadãos. Também é responsabilidade de todos colaborar com a separação dos materiais e seu descarte correto.

GLOSSÁRIO

Aterro sanitário: local com solo e estrutura preparados especialmente para receber o lixo e evitar contaminações do meio ambiente.

Aterro controlado: lugar intermediário entre lixão e aterro sanitário, com determinado controle de resíduos, mas sem a estrutura dos aterros sanitários.

Lixão: onde o lixo é descartado a céu aberto, sem nenhum tipo de tratamento adequado.

FONTES: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS (ABRELPE), EXAME, NS PACKAGING, RECICLA SAMPA, RECYCLING BINGS, RECYCLING EQUIPMENT, SENSONEO, TOMORROW’S WORLD TODAY, TRANSLIX E UNITED STATES ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 203 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Guilherme Padilha Mendes

    1 semana atrás

    Nossa eu aaaaaaaaaaaaaaaaaaammmmmmmmmmmmmmmmmmmmeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Heitor Moraes Sanches

    1 semana atrás

    Meu Deus quanto LIxo :(

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido