O iceberg próximo a vilarejo Innaarsuit.

Um enorme iceberg assustou os moradores do vilarejo Innaarsuit, no oeste da Groenlândia, durante a semana do dia 9 de julho.

A principal preocupação vinha dos buracos e rachaduras no iceberg, que poderiam fazer com que ele quebrasse. O tamanho dos blocos de gelo produziria ondas enormes ao cair no mar, e poderia causar enchentes e até mesmo um tsunami.

Felizmente, o iceberg agora está flutuando em direção ao norte, se afastando do vilarejo, e os groenlandeses estão fora de perigo.

O problema em números

O iceberg em questão pesa cerca de 10 milhões de toneladas, tem aproximadamente 200 metros de largura e 92 metros de altura (quase a altura da Estátua da Liberdade, em Nova York, nos Estados Unidos, que tem 93 metros).

Ele estava entre 500 e 600 metros distante da costa, algo perigoso considerando suas proporções. Você sabia que é possível ver esse grande bloco de gelo do espaço? A Agência Espacial Europeia divulgou uma imagem tirada com seu satélite Sentinel-2, onde foi possível identificar o iceberg.

Os 169 habitantes do vilarejo começaram a ser evacuados do local no dia 13 de julho para que pudessem se proteger de possíveis enchentes. Felizmente o iceberg rumou para outra direção e, já no dia 18, era considerado seguro que os moradores voltassem para suas casas.

Entenda a situação 

Icebergs são grandes pedaços de gelo que se desprendem de geleiras e acabam ficando à deriva no mar. Essas geleiras são grandes acúmulos de gelo e neve na costa de um continente – elas são presas à superfície. No caso recente da Groenlândia, o iceberg provavelmente se soltou de uma geleira do continente Ártico.

Barco navegando entre os icebergs em Ilulissat, cidade no leste da Groenlândia.

Os groenlandeses estão acostumados com a presença dessas formações de gelo flutuando pelo seu litoral, por conta do clima frio e pela sua localização próxima ao círculo Ártico. No entanto, foi a primeira vez que viram um iceberg de proporções tão grandes e capaz de tantos estragos.

Os grandes blocos de gelo também são muito conhecidos por terem apenas a sua ponta para fora da água: a maior parte deles não pode ser vista da superfície, pois está sempre submersa.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Samira Sanchez

    5 anos atrás

    Nossa, adorei saber sobre o iceberg, mas que PERIGO!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido