O desemprego no Brasil, que aumentou bastante no ápice da pandemia, vem apresentando sinais de melhora. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas desocupadas caiu no mês de julho, chegando a 9,9 milhões. É o menor número desde janeiro de 2016.

Preocupa, no entanto, a quantidade de empregados sem carteira assinada, no chamado trabalho informal, que bateu recorde, chegando a 13,1 milhões de pessoas. Uma pessoa que trabalha sem carteira assinada não tem seus direitos garantidos e perde benefícios importantes, como o direito a indenização do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em caso de impossibilidade de trabalhar (se ficar doente e precisar se afastar do emprego, por exemplo) e seguro-desemprego (valor pago pelo governo, em parcelas, a quem perde o emprego).

Mas por que acompanhar o nível de emprego é tão importante para a economia? O emprego é o motor que ajuda um país a crescer. Quando há emprego, as famílias têm mais dinheiro e adquirem mais produtos e serviços. Isso estimula as empresas a investir mais para aumentar sua produção, o que leva à criação de mais emprego. Ou seja, forma-se um círculo virtuoso que faz o país crescer.

Para manter essa taxa de crescimento, o Brasil precisa qualificar sua mão de obra, uma vez que há vagas abertas que não são preenchidas porque não há candidatos aptos para a função. É aí que a economia e a educação se cruzam. A qualificação depende de boas escolas, faculdades e cursos profissionalizantes. Sem isso, o crescimento do país será sempre limitado.

CONHEÇA O TINO ECONÔMICO
Chegou o TINO Econômico, novo jornal da editora Magia de Ler, que publica o Joca. Todo mês, você verá notícias sobre o mundo da economia e finanças nas edições do TINO e aqui na coluna do Joca. Para saber mais, acesse tinoeconomico.com.br.


Esta matéria foi originalmente publicada na edição 194 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido