A “lua de sangue” acontece durante eclipses lunares totais.

O eclipse lunar do dia 27 de julho, sexta-feira, será o mais longo do século. Sua duração será de 1 hora e 43 minutos em sua fase total, e parte dele poderá ser vista do Brasil. Os melhores locais para vê-lo são as áreas do litoral, e Recife é a capital que terá melhor visibilidade.

Entenda o que são um eclipse lunar e “lua de sangue”

O eclipse lunar acontece quando a Terra fica entre o Sol e a lua cheia, e os três estão alinhados.

A lua não possui luz própria, mas conseguimos enxergá-la por ela refletir a luz solar. O eclipse acontece exatamente quando nosso planeta acaba entrando no caminho entre a luz do Sol e a lua. Isso faz com que, em um eclipse total, seja possível ver a lua cheia ir desaparecendo e se tornando vermelha lentamente, assim como na foto abaixo:

Na foto, é possível ver várias fases da “lua de sangue”.

Ao invés de vermos a lua desaparecer por conta da falta de luz uma vez que a Terra está no caminho, ela fica vermelha. Isso acontece por conta de um fenômeno chamado “lua de sangue”, onde os raios do Sol são obrigados a passar pela atmosfera da Terra para chegar na lua, e apenas os raios vermelhos alcançam o nosso satélite.

Para entender por que isso acontece, é preciso saber que a cor da luz solar, que ilumina a lua, é o resultado da soma de todas as cores juntas. Quando essa luz chega no nosso planeta, cada cor reage de um jeito, e a única que consegue passar pela nossa atmosfera e chegar na lua é a vermelha. Por ser a única cor refletida, a lua fica com um tom avermelhado. 

Onde será possível ver o eclipse

Os melhores locais do mundo para acompanhar esse eclipse são os países africanos e europeus, pois lá já será noite.

No horário de Brasília, a fase em que a lua começa a desaparecer começa às 16h30. Não conseguiremos acompanhá-la desde o começo, já que nesse horário a lua ainda não estará no nosso horizonte. A fase de eclipse total está prevista para acabar às 18h13.

Quanto mais ao leste, mais tempo de eclipse poderá ser visto, graças à posição da Terra enquanto o fenômeno acontece. Por esse motivo, Recife é a melhor capital para se assistir ao eclipse, e quanto mais próxima à costa uma cidade estiver, melhor.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (9)

  • Ana

    2 anos atrás

    Legal o eclipse lunar Eu vi o eclipse lunar e fiquei impressionada.

  • antonio.antoneli@alunopueri.com.br

    2 anos atrás

    joca achei bem daora quando for o dia da eclipse eu vou ver pela janela

  • alice.date@alunopueri.com.br

    2 anos atrás

    meu deus

  • lucca perazzo

    3 anos atrás

    bem legal

  • Rafael

    3 anos atrás

    Legal empolgante

  • emef prof Miguel Arnaldo Tosta

    5 anos atrás

    Nos gostamos muito das fotos do eclipse porque nos não vemos o ele . E.M.E.F. Prof. Miguel Arnaldo Tosta. Renato Gustavo Phelipe

  • emef prof Miguel Arnaldo Tosta

    5 anos atrás

    Eu minha amiga gostamos dessa reportagem, porque é interessante para nós e para outras pessoas . gostamo da foto da Lua. Ana Clara Penteado,e Heloisa Bueno do 5ºA

  • emef prof Miguel Arnaldo Tosta

    5 anos atrás

    Muito interessante,mas triste que não podemos ver dessa região onde moramos. Rafaela Domingos Rubio, Rafaela Galdino Martins 5º ano A

  • Renata Almeida Shimizu Forner

    5 anos atrás

    Legal,eu quero ver isso.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido