Texto enviado para o Joca em 27 de novembro de 2020

Resumo

Nossa pesquisa bibliográfica tem como objetivo amenizar o pânico da população em meio a essa pandemia e mostrar os avanços científicos que ocorreram graças a ela. Esse artigo começou com um tema base, “A visão da ciência sobre as pandemias”. Nele você verá por que devemos tomar certos cuidados, mas não nos entregar ao pânico, e entenderá o porquê de ser uma coisa tão surpreendente cientificamente.

Our scientific research aims to alleviate the population’s panic in the midst of this pandemic and to show the scientific advances that have occurred thanks to it. This article started with a basic theme, “Science’s View on Pandemics”. In it you will see why we should be careful but not panicking and you shall understand why it is such a scientifically surprising thing.

Introdução

Nosso estudo foi feito para esclarecer algumas dúvidas sobre vacinas e pandemias em geral. Nós nos guiamos a partir das seguintes perguntas:

1) Quais os passos para fazer uma vacina?

2) Quanto tempo demora para fazer uma vacina?

3) Por que fazem os testes em ratos?

4) O que uma pandemia afeta no meio científico?

5) Prós e contras de uma pandemia para a ciência.

A pesquisa foi motivada, em primeiro lugar, pelo nosso interesse em ciências, para melhor compreensão do assunto e disseminar o conhecimento produzido.

Metodologia

O nosso trabalho foi feito a partir das perguntas já mencionadas acima. A metodologia que [1]usamos foi a pesquisa bibliográfica virtual, e obtivemos diversos resultados. Informações de sites, jornais virtuais, editoras e blogs especializados no assunto foram filtrados com base de seleção para os fins deste trabalho.

A divisão das perguntas que guiaram o trabalho foi feita de uma maneira simples. Cada integrante do grupo escolheu duas perguntas que preferiria aprofundar. Apesar de cada uma ser responsável por duas perguntas, nós nos juntamos em momentos síncronos para pesquisar e discutir juntas. O critério utilizado para a seleção das informações foi a escolha de veículos de informação mais conhecidos, como Jornal USP, Saúde Abril etc. Na próxima seção falaremos sobre as pesquisas realizadas.

Quais os passos para fazer uma vacina?

Primeiramente, é necessário saber a causa da doença, estudar a fundo o vírus ou a bactéria, entender a reação do organismo. De acordo com o portal Veja Saúde, “quando temos todas essas informações, começamos a trabalhar na vacina em si”. Isso deverá tomar mais algum tempo até chegar aos ensaios clínicos, i.e., um conjunto de procedimentos de investigação que são realizados para atestar a eficácia do produto.

Quanto tempo demora para fazer uma vacina?

Cientistas de diversos países estão correndo contra o tempo para criar uma vacina contra a covid-19. Se a vacina sair na data prevista, que é 2021, será a mais rápida da história, e com certeza será um marco muito importante para a ciência. Por incrível que pareça, a vacina mais rápida já produzida até hoje foi a do sarampo, que demorou dez anos para ser liberada à população, segundo reportagem da Superinteressante (outubro, 2020).

Por que fazem os testes em ratos?

Os ratos são escolhidos por serem animais calmos, pequenos, de fácil manuseio, baratos, que se reproduzem rápido e que têm uma vida estimada de no máximo 3 anos, o que permite que várias gerações de ratos sejam observadas em curtos períodos de tempo. A anatomia e genética dos ratos já são bem conhecidas pelos cientistas, o que os ajuda a entender quais mudanças no comportamento dos pequenos mamíferos são causadas pela alteração da genética, fazendo com que eles carreguem genes similares aos de doenças que infectam os humanos, como vimos na reportagem do portal Terra, apoiada por informações do site Life Little Mysteries e pelo Instituto de Pesquisa do Genoma Humano.  

O que uma pandemia afeta no meio científico?

A pandemia levou à criação de grandes grupos de trabalho em universidades em todo o país. A ideia de criar esses grupos é reunir profissionais de diferentes áreas para entender a doença, analisar o impacto dela no Brasil e ajudar o sistema de saúde, que deve ficar sobrecarregado com o aumento de infectados. Como consta no Nexo Jornal, além desses grupos, as universidades realocaram equipamentos para ajudar a pesquisa. Muitas vezes por iniciativa própria, diversos cientistas pararam as pesquisas que estavam fazendo para ajudar os estudos sobre a covid-19.

Prós e contras de uma pandemia para a ciência

O professor da universidade de São Paulo José Eli da Veiga (Instituto de Energia e Ambiente) em sua coluna na Rádio USP disse que, em curto prazo, será difícil apontar algum efeito colateral benéfico tirado dessa pandemia. Porém, se pensamos a longo prazo, conseguiremos ver resultados favoráveis, como o fato de que as pessoas estão sendo obrigadas a usar mais o mundo digital e a única sobrevivência dos negócios está sendo apontada para essa realidade. Portanto, isso abre portas para as pessoas que não usavam nada digital e as ajuda a ver a situação com outros olhos, fazendo disso uma fonte importante de informações.

Conclusão

Neste artigo foi possível entender que uma pandemia é obviamente algo bem sério e perigoso, porém, tem também seus benefícios, tanto científica como socialmente. Podemos citar os cientistas como exemplo, que foram capazes de descobrir coisas sobre um novo vírus e criar uma vacina em tempo recorde, ou seja, houve um investimento massivo na saúde. Socialmente, fomos obrigados a praticar empatia nesta quarentena e ajudar o próximo financeiramente e zelando pelo bem-estar geral.

Entre alguns limitadores deste trabalho, dois que merecem destaque são tempo e o fato de ser minha primeira vez escrevendo um artigo. Entretanto, essa foi uma pequena contribuição para a sociedade no intuito de oferecer informação mais acessível, apesar do caráter experimental do texto.

Referências bibliográficas


[1] A relação dos sites visitados estará disponível na bibliografia na seção final do artigo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Espaço dos leitores - Jornal Joca

    3 anos atrás

    […] […]

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido