No dia 6 de julho, morreu o cantor e compositor João Gilberto, aos 88 anos, no Rio de Janeiro. Considerado o pai da bossa nova e um dos nomes mais importantes da música brasileira, ele sofria com problemas de saúde há algum tempo.

São da autoria do baiano álbuns responsáveis por apresentar a bossa nova para o mundo, como Chega de Saudade (1959), O Amor, o Sorriso e a Flor (1960) e João Gilberto (1961).

Ele também ganhou dois prêmios Grammy, o maior da música mundial: álbum do ano por Getz/Gilberto (1964) e melhor disco na categoria world music (dedicada a trabalhos de origem não europeia) por João Voz e Violão (2000).

#pracegover: vestindo terno escuro e camisa azul clara, João Gilberto toca violão e canta. Ele está sentado em uma cadeira de madeira. Crédito de imagem: Jack Vartoogian_Getty Images.

O que é a bossa nova?

Gênero musical brasileiro famoso mundialmente que teve influência de estilos como samba e jazz. Considera-se como marco inicial da bossa nova o disco Canção do Amor Demais, de 1958, com músicas de Tom Jobim e Vinicius de Moraes na voz de Elizete Cardoso e participação de João Gilberto ao violão.

Fontes: Agência Brasil, BBC, Estadão, G1, Grammy, Instituto Musica Brasilis.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido