nuvem de areia saara 184
Turistas em praça de Granada, na Espanha, no dia 15 de março, em meio à nuvem de poeira e areia vinda do Saara. / #pracegover: foto de praça com o céu amarelado e encoberto de poeira e areia. Crédito de imagem: CARLOS GIL ANDREU_GETTYIMAGES

No dia 14 de março, o céu de alguns países da Europa, como Portugal, Espanha e França, escureceu por causa de nuvens de poeira e areia do Deserto do Saara, na África, que se espalharam. O fenômeno, conhecido como calima, acontece quando partículas de poeira e areia entram em suspensão no ar, formando nuvens.

Isso é comum em regiões que têm clima desértico, como o Marrocos, onde fica parte do Deserto do Saara. A poeira que chegou à Europa, inclusive, surgiu em consequência de uma tempestade de areia que afetou esse país africano.

Segundo o portal MetSul, de informações meteorológicas, a névoa foi levada da África para a Europa por correntes de vento. Mas isso não ocorre com frequência. “É um evento de poeira do Saara como não se registrava na Espanha há décadas”, disse Jorge Olcina, presidente da Associação de Geógrafos Espanhóis (AGE), em entrevista à agência de notícias EFE.

Consequências para a saúde
A calima pode ser prejudicial à saúde, já que inalar as partículas de poeira e areia por muito tempo pode causar problemas respiratórios, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, a tempestade de areia pode irritar os olhos, levar a tosses e dificultar a visibilidade.

Como a névoa é um fenômeno natural, não há como evitar que aconteça. Normalmente, a poeira desaparece após alguns dias. Enquanto isso não ocorre, é recomendado usar máscaras, manter as portas e janelas fechadas e tomar bastante líquido.

Fontes: CNN, G1, La Vanguardia e MetSul.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 184 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido