Para evitar que o vírus causador da covid-19 se espalhe, diversas competições foram adiadas ou canceladas. Além disso, partidas foram proibidas de ter torcida e protocolos tradicionais, como apertar a mão dos jogadores e dos árbitros antes do início dos jogos, estão sendo evitados. Veja a seguir algumas mudanças causadas pela pandemia.*

Futebol

Futebol Coronavírus
#pracegover: a foto mostra uma disputa de bola entre dois jogadores durante partida de futebol, no México, sem torcedores acompanhando. Crédito de imagem: Armando Marin/Jam Media/Getty Images.

As duas primeiras rodadas das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo do Catar 2022 foram adiadas. Com isso, o Brasil não enfrentará mais o Peru no dia 7 de março e a Bolívia em 31 de março. As novas datas das partidas ainda não foram anunciadas

A União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) determinou que todas as partidas que seriam realizadas entre 17 e  20 de março fossem adiadas. Isso inclui jogos que aconteceriam pela Liga dos Campeões e pela Liga Europa. As novas datas das partidas serão anunciadas nos próximos dias.

No Brasil, entre os dias 14 e 15 de março, partidas de campeonatos estaduais foram realizadas sem a presença de torcida. No dia 16, os torneios de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul foram suspensos temporariamente.

Judô

A Federação Internacional de Judô (IJF) suspendeu todos os eventos de classificatórias para a Olimpíada de Tóquio que estavam previstos para ocorrer até o dia 30 de abril.

Tênis de mesa

A Federação Internacional de Tênis de Mesa suspendeu todos os eventos que aconteceriam entre 16 de março e o fim de abril. Isso inclui o Campeonato Mundial de Tênis de Mesa, que seria realizado em Busan, na Coreia do Sul, entre os dias 22 e 29 de março. A competição, segundo a entidade, pode ocorrer entre os dias 21 e 28 de junho.

Atletismo

O Campeonato Mundial de Atletismo Indoor, antes previsto para ser realizado em Nanquim, na China, entre os dias 13 e 15 de março, foi transferido para março de 2021.

Fórmula 1

Os organizadores afirmaram, em 13 de março, que há a possibilidade de a temporada começar no fim de maio. As corridas da China, Austrália, Bahrein e Vietnã, marcadas para acontecer entre março e abril, foram canceladas.

Basquete

A Associação Nacional de Basquete (NBA), dos Estados Unidos, decidiu suspender a temporada 2019/2020. Ainda não há previsão de retorno.

E a Olimpíada de Tóquio?

O maior evento esportivo do mundo está marcado para ocorrer entre 24 de julho e 9 de agosto. Apesar do avanço do novo coronavírus, o Comitê Olímpico Internacional (COI) afirma que não adiará a competição. “As várias medidas que estão sendo adotadas agora pelas autoridades ao redor do mundo nos dão confiança e nos deixam completamente comprometidos a entregar Jogos Olímpicos que possam trazer paz para o mundo”, afirmou o comitê, em nota publicada no site oficial da organização.

*Informações disponíveis até o fechamento desta edição, em 16 de março. Confira as atualizações no site do Joca. Acesse: http://bit.ly/coronavirusatualizacoes.

Partida de beisebol
#pracegover: a foto mostra um jogador segurando taco durante partida de beisebol, em Taiwan, com portões fechados. Na arquibancada não há ninguém. Crédito de imagem: Gene Wang/Getty Images.

Fontes: BBC, Federação Internacional de Judô, Federação Internacional de Tênis de Mesa, Fórmula 1, NBA, Uefa e World Athletics.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 145 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido