A empresa de tecnologia Google anunciou, no dia 15 de abril, uma novidade que permite assistir a mudanças importantes no planeta ao longo de quase quatro décadas. É o recurso Timelapse, do Google Earth. Por meio dele, é possível ver alterações em lugares tão distantes como a floresta amazônica em Rondônia, no Brasil, e a geleira da Groenlândia.

Timelapse é um recurso cinematográfico que coloca fotografias de diferentes épocas em sequência, dando a impressão de movimento ao longo do tempo. No caso da ferramenta do Google, foram usadas 24 milhões de fotos de satélites registradas entre 1984 e 2020 para compor os vídeos em 2D, 3D ou 4D.

Para o projeto, a empresa trabalhou com a Nasa (a agência espacial norte-americana), o Landsat, do United States Geological Survey (programa de observação da Terra mais antigo do mundo), o programa Copernicus, da União Europeia, e seus satélites Sentinel, além do Create Lab, da Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos, que ajudou no desenvolvimento da tecnologia.

Viagem pelo planeta
A plataforma do Google traz timelapses predefinidos com desmatamentos de florestas, reflorestamentos, alterações nas formas de rios, vulcões, lagos, geleiras e dunas de areia, construção de aeroportos e cultivos agrícolas.

Na página do Google Earth, os vídeos são divididos pelos temas expansão urbana, planeta em aquecimento, beleza frágil e fontes de energia. Cada um deles é acompanhado de textos com mais informações sobre o que motivou as alterações. Também é possível pesquisar por uma região específica para conferir as mudanças ocorridas no local ao longo do tempo.

dubai 1984
#pracegover: imagem feita do alto mostra mar e terra, sem muitas construção, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em 1984. Crédito: reprodução Google Earth
#pracegover: imagem do alto do território de Dubai 36 anos depois da foto anterior, em 2020, mostra diversas novas construções na mesma área. Crédito de imagem: reprodução Google Earth

Segundo Rebecca Moore, diretora do Google Earth, o objetivo é dar uma imagem mais clara de nosso planeta em mudança, reunindo problemas, soluções e a beleza de fenômenos naturais. “Esperamos que esse ponto de vista do planeta sirva de base para debates, encoraje descobertas e mude as perspectivas sobre algumas de nossas questões globais mais urgentes”, disse ela no texto de lançamento da ferramenta.

Fontes: CNN, Google Earth, Olhar Digital e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 170 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • verna

    2 anos atrás

    legal

  • Joana

    2 anos atrás

    Achei legal ?

  • samonoto14@gmail.com

    2 anos atrás

    Achei maneiro. Vou tentar descobrir como usa esse recurso

  • rainhadapaz13

    2 anos atrás

    Legal

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido