Embora o sistema internacional fosse adotado pelo país desde 1960, com a falta de uma regulamentação oficial, a contagem coreana ainda era muito utilizada tradicionalmente pela população. Crédito de imagem: Getty Images

Entrou em vigor na Coreia do Sul, em 28 de junho, uma legislação que altera a idade dos mais de 50 milhões de sul-coreanos. Com a nova lei, os cidadãos podem ficar até dois anos “mais jovens” de um dia para o outro, uma vez que, agora, o país passa a adotar oficialmente o sistema de contagem de idade internacional — ou seja, em que a idade considerada no nascimento de uma pessoa é zero, com um ano sendo contabilizado após 12 meses de vida. 

Anteriormente, o país utilizava o sistema de contagem conhecido como “idade coreana” ou “idade do calendário”: ao nascer, considerava-se que a pessoa já tinha um ano de idade. Assim, a cada 1º de janeiro (e não no dia de nascimento), mais um ano era adicionado. Por exemplo: um bebê nascido em 5 de abril de 2022 teria 2 anos em 1º de janeiro de 2023. 

Embora o sistema internacional já tivesse sido adotado pela Coreia do Sul em 1960 para o registro em documentos médicos e legais, a falta de uma regulamentação oficial fazia com que a contagem tradicional de idade coreana ainda fosse muito utilizada pela população — o que causava confusões e conflitos legais.

Principais mudanças

“Esperamos que as disputas legais, reclamações e confusões causadas [pela maneira de] calcular a idade sejam bastante reduzidas”, declarou o ministro da Legislação Governamental, Lee Wan-kyu, em entrevista coletiva no dia 26 de junho. 

Segundo um levantamento do governo sul-coreano, feito em setembro de 2022, cerca de 86% dos cidadãos declararam que passariam a utilizar o modo de contagem de idade internacional quando a nova legislação começasse a valer no país. A lei foi aprovada pelo parlamento da Coreia do Sul em dezembro de 2022, mas entrou em vigor apenas agora, em junho de 2023.

Mesmo com as novas regras vigentes, algumas normas antigas continuarão em prática para evitar mais complicações, segundo o governo. Para entrar na escola fundamental, por exemplo, a regra é que as crianças se matriculem em março do ano seguinte ao que completarem 6 anos, independentemente do mês em que façam aniversário. Restrições de consumo de álcool e idade para o alistamento do serviço militar também continuam se baseando no ano de nascimento, e não na idade de cada cidadão.

O método de contagem da idade coreana tem origem na China, com conceitos baseados no calendário lunar, que segue os chamados meses lunares, definidos pelas diferentes fases da Lua.

Glossário

Parlamento: assembleia composta por políticos que representam os cidadãos.

Fontes: G1, CNN, The Guardian e Recreio – UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido