Esta matéria foi originalmente publicada na edição 235 do jornal Joca
No dia 20 de janeiro, chegou ao mercado a DeepSeek, inteligência artificial (IA) com alta capacidade de processamento, produzida por uma empresa chinesa de mesmo nome. Em apenas sete dias, a ferramenta se tornou o aplicativo mais baixado do mundo, superando até mesmo o famoso ChatGPT, da OpenAI.
O sucesso da empreitada provocou uma queda histórica no valor das ações de companhias de tecnologia dos Estados Unidos (EUA) e da Europa, causando um prejuízo de cerca de um trilhão de dólares (algo em torno de 5,87 trilhões de reais).
A nova ferramenta tem desempenho semelhante ao das inteligências artificiais produzidas no Ocidente, mas com o diferencial de que custou muito mais barato. Dados divulgados mostram que foram gastos 5,6 milhões de dólares (33 milhões de reais) para treinar a DeepSeek. Em termos de comparação, na última rodada de investimentos, a OpenAI recebeu cerca de 6,6 bilhões de dólares (38,62 bilhões de reais).
“O R1 [primeira versão] da DeepSeek é um modelo impressionante, principalmente pelo que consegue entregar pelo preço”, publicou Sam Altman, CEO da OpenAI, nas redes sociais. “Obviamente, entregaremos ferramentas muito melhores, e é revigorante ter um novo competidor”, completou. O DeepSeek está disponível gratuitamente no Brasil, é acessível em português e não tem limite de mensagens.
FONTES: AGÊNCIA BRASIL, G1, O GLOBO E OLHAR DIGITAL.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.