O Branchiostegus sanae tem marcas no rosto que lembram a personagem San, de A Princesa Mononoke
No dia 11 de fevereiro, pesquisadores chineses anunciaram a descoberta de uma nova espécie de peixe. O mais curioso é que o animal recebeu o nome em homenagem a San, protagonista de A Princesa Mononoke (classificação indicativa: 14 anos), clássico anime do Studio Ghibli. A escolha se deve às marcas no rosto do peixe, que lembram as pinturas faciais da personagem.
O nome científico escolhido para a espécie foi Branchiostegus sanae. Participaram da pesquisa cientistas do Instituto de Oceanologia da China, da Academia Chinesa de Ciências e da Universidade de Zhejiange, também no país.
O grupo encontrou exemplares com padrões incomuns na cabeça em mercados on-line de frutos do mar. Para ter certeza de que se tratava de uma espécie ainda não descrita, eles realizaram análises genéticas.
Uma vez confirmado o ineditismo da espécie, o nome sanae foi escolhido em virtude das listras laranja e brancas no rosto do animal. Os pesquisadores se lembraram da pintura de guerra usada por San.
Além da denominação científica, a espécie recebeu o nome popular de peixe-cavalo fantasma (em tradução livre do mandarim). O apelido, dado por pescadores chineses, carrega uma conexão com o folclore do Japão, assim como mononoke, que significa “espíritos sobrenaturais” em japonês.
Haochen Huang, autor principal do estudo, explica a escolha do nome. “No filme, San se vê como parte da floresta e luta para protegê-la. A história traz uma mensagem sobre o equilíbrio entre os humanos e a natureza, algo que queremos destacar ao nomear este peixe.”
Fonte: G1.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.