Uma nova espécie de dinossauro foi descoberta no deserto do Saara egípcio. Segundo a revista científica Nature Ecology and Evolution, o fóssil é um novo tipo de titanossauro e pertence ao grupo dos saurópodes, que abrange os grandes herbívoros de pescoço longo.

Chamada de Mansourasaurus shahinae, a nova espécie tem tamanho de um ônibus médio e peso semelhante ao de um elefante adulto.

Ainda de acordo com a publicação, o animal viveu durante o período Cretáceo Tardio, entre 100 e 66 milhões de anos, em período próximo de sua extinção.

Os cientistas da Universidade de Ohio encontraram a mandíbula inferior, vértebras, costelas, uma pata dianteira e uma traseira e ossos do crânio.

A equipe explicou que fósseis de dinossauros dessa época são raros e por isso a evolução da espécie no continente africano era um mistério. Com a descoberta será possível responder questões sobre o passado dos dinossauros na África.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (10)

  • Maria Tapia Dall Agnol

    6 anos atrás

    adorei a nova especie

  • Joca

    6 anos atrás

    Luana, em 2018, o Joca completa 7 anos.

  • Luana Beatriz de Medeiros

    6 anos atrás

    Joca porque eles não comsegiram sodreviver

  • Joca

    6 anos atrás

    Há várias teorias que explicam a extinção dos dinossauros, Luana. Para a maioria dos cientistas, a mais provável é a da queda de um meteorito, que teria provocado um impacto gigantesco na Terra e matado essas criaturas.

  • joca_esc_007

    6 anos atrás

    nos achamos ele muito lindo queremoos casamos um desse

  • Julia Moura Bazani

    6 anos atrás

    Será que é possível que a era dos dinossauros volte?????

  • Joca

    6 anos atrás

    É bem difícil isso acontecer, Julia. O mundo de hoje é muito diferente daquele em que os dinossauros viveram. Provavelmente, eles não conseguiriam sobreviver.

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    6 anos atrás

    ...esse mundo maravilhosodos dinossauros é fascinante para os alunos. Tenho certeza que irão adorar a notícia. Prof Telma

  • Luana Beatriz de Medeiros

    6 anos atrás

    Joca você sabe se nesse deserto tem outra espécie de dinossauro ? Meu nome é Luana Beatriz de medeiros. tenho 8 anos de idade vou fazer o quarto ano em fevereiro. beijos!

  • Joca

    6 anos atrás

    Sim, Luana, já foram descobertos fósseis de outras espécies de dinossauros no deserto do Saara. Em 2008, por exemplo, foram encontrados fósseis das espécies como saurópode e pterossauro.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido