Uma nova campanha nacional de vacinação contra o sarampo foi lançada pelo Ministério da Saúde no dia 12 de fevereiro. O objetivo é vacinar mais de 3 milhões de crianças e jovens entre 5 e 19 anos até o dia 13 de março. Segundo o órgão, 3,9 milhões de doses foram encaminhadas para os estados, que deverão oferecer a vacina para a população.

O objetivo da campanha é fazer com que mais jovens sejam vacinados e, assim, evitar que o sarampo se espalhe. A doença é altamente contagiosa — uma pessoa infectada é capaz de contaminar até 18 indivíduos, e a vacina é a melhor forma de se proteger contra o vírus.

Ao longo do ano, o Ministério da Saúde pretende fazer mais duas campanhas de vacinação: uma de junho a agosto para pessoas entre 20 e 29 anos e outra em agosto, para indivíduos de 30 a 59 anos.

campanha vacinação sarampo
#pracegover: profissional da saúde manipula ampola e seringa para a aplicação da vacina. Foto: BSIP/Universal Images/Getty Images.

Aumento nos casos
Em 2019, o Brasil registrou 15.914 casos de sarampo, um crescimento de 54% em relação ao número de infectados registrados em 2018 (10.330 casos). O estado com o maior número de vítimas foi São Paulo, com 14.239 pessoas confirmadas com a doença. Em seguida, vêm o Paraná, com 594 casos, e o Rio de Janeiro, com 253.

Segundo especialistas, algumas das principais causas para o aumento no número de casos de sarampo são as fake news sobre como as vacinas atuam no organismo e a falsa segurança que algumas pessoas sentem por achar que a doença não existe mais.

O que é o sarampo?
A doença é causada por um vírus, transmitido de pessoa para pessoa. O contágio acontece quando quem está doente tosse, fala, espirra ou respira perto de outro indivíduo. Em alguns casos, o sarampo pode levar à morte.

Quais são os principais sintomas?

  • Manchas vermelhas na pele
  • Mal-estar
  • Febre
  • Tosse
  • Nariz escorrendo ou entupido
  • Irritação nos olhos

Onde tomar a vacina?
É possível se vacinar gratuitamente em postos de saúde espalhados por todo o país. Além disso, clínicas particulares oferecem a vacina — neste caso, é preciso pagar.

Atenção!
Pessoas entre 1 ano e 29 anos precisam tomar duas doses da vacina. Peça que seus pais ou responsáveis verifiquem na carteira de vacinação se você já tomou todas as doses necessárias.

Fonte: Ministério da Saúde.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 144 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido