Steve Jobs revolucionou a indústria dos eletrônicos. Foto: Justin Sullivan/Getty Images

Você já ouviu falar de Steve Jobs, o fundador da marca de eletrônicos Apple? À frente de uma das companhias mais famosas do mundo, o empreendedor norte-americano foi responsável por liderar equipes que trouxeram inovações tecnológicas que impactam a nossa vida até hoje. 

Em 5 de outubro, data que marca os dez anos da morte de Jobs, confira quais foram algumas das suas principais contribuições para o mundo da tecnologia – que vão desde filmes até aparelhos eletrônicos.

Animação digital em filmes como Toy Story

O filme Toy Story tinha os bonecos Woody e Buzz Lightyear como protagonistas. Foto: IMDb

Além de ser um dos grandes nomes da indústria de computadores e celulares, Steve Jobs revolucionou o universo das animações. Ao comprar o estúdio Pixar, em 1986, Jobs possibilitou vários sucessos da companhia, como Toy Story (1995), que foi indicado ao Globo de Ouro nas categorias Melhor Comédia ou Musical e Música Original. A produção, feita com a Disney (atual dona da Pixar), arrecadou mais de 300 milhões de dólares e posicionou a empresa como uma das gigantes no setor de animação. 

O primeiro smartphone do mundo

iPhone 1. Foto: Peter Macdiarmid/Getty Images

A Apple, dirigida por Jobs, foi responsável por criar o primeiro smartphone (telefone com recursos de computadores, como acesso à internet) do mundo. Em 2007, quando surgiu o primeiro iPhone, os celulares não tinham muitas funções além de ligar e mandar mensagens. Na época, quando todos os celulares ainda tinham teclas, poder falar com alguém apenas com um toque na tela foi algo revolucionário. 

Lisa, o primeiro computador comandado por mouse

O computador Lisa revolucionou a indústria dos eletrônicos. Foto: reprodução YouTube

Antes, os computadores eram telas pretas que tinham que ser comandadas por códigos digitados nos teclados. O Lisa, lançado em 1983, foi o primeiro modelo popular a ter um mouse, o que permitiu que os usuários guiassem sua experiência no aparelho por ícones clicáveis. Apesar de hoje parecer uma grande inovação para os aparelhos disponíveis na época, o Lisa foi um fracasso de vendas, já que, como era muito caro de produzir, era vendido por 10 mil dólares. Apenas 10 mil unidades foram comercializadas e, hoje, elas são itens de colecionador.

O computador portátil iMac

O primeiro iMac era translúcido, para que as pessoas pudessem ver como era por dentro. Foto: Apple/divulgação

Anos depois do lançamento do Lisa, em 1998, Steve Jobs lançou o primeiro iMac, um computador feito para facilitar o acesso à internet. Com um processador mais rápido do que os outros aparelhos da época, ele continha um conector universal: a entrada USB. Desse modo, ele padronizou a entrada para que qualquer um pudesse ser conectado na mesma “porta”. O iMac ficou conhecido por ser muito mais fácil de usar e entender, tornando-se objeto de desejo para qualquer um, e não apenas entre aqueles que entendiam de tecnologia.

Fontes: Apple Insider, BBC, Canaltech, Olhar Digital e TechTudo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido