Resultado de imagem para radio fm

A Noruega se tornará em 2017 o primeiro país do mundo não ter mais transmissões de rádio (FM). O país vai entrar de vez na era digital, o que gerou vários descontentamentos entre os cidadãos do país.

O fim do FM começará semana que vem, na Norlandia e continuará, nos meses seguintes, nas 18 províncias do país até chegar em Tromse e Finmark, no dia 13 de dezembro.

O projeto de desligar as rádios FM começou no governo anterior e foi aprovado em 2011 pelo parlamento e teve apoio de todos os partidos políticos, menos do Partido do Progresso.

Porém, uma das exigências para o desligamento as rádios FM é que a cobertura digital da rádio pública “NRK” fosse igual à atual. Além disso, também é necessário que o rádio digital chegue a pelo menos 90% da população e, para que isso aconteça, o país vai investir em soluções para que os carros tenham sinais digitais.

A maioria dos carros não têm rádios digitais e será necessário comprar um adaptador para poder receber o novo sinal.

Resultado de imagem para radio digital car

A medida nunca teve apoio da população nem da Associação de Rádios Locais (NLR). Uma pesquisa feita pelo jornal “Dagbladet”, constatou que dois a cada três noruegueses são contra e que apenas 17% apoiam a mudança para o sinal digital de rádio.

A NLR diz que isso só beneficiará as maiores rádios que já existem e que as pequenas emissoras não podem pagar o custo da mudança. Por isso, a NLR pediu que os dois formatos existam no país.

Resultado de imagem para radio fm

O governo, então, permitiu que cerca de 200 rádios locais permaneçam na FM até 2022.

O governo justifica que a mudança é boa, pois o custo de manutenção da rede FM é alto para as grandes rádios por causa das condições topográficas do país e que a haverá melhora da qualidade da transmissão.

Resultado de imagem para radio fm

Grandes emissoras como “NRK”, “P4” e “SBS” poderão economizar mais de R$ 74 milhões por ano com a mudança de formato.

Resultado de imagem para radio fm

Suécia e Dinamarca também estão analisando uma data para encerrar as transmissões pela tecnologia antiga.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido