Criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa completou 85 anos, em 27 de outubro. Para homenageá-lo, no dia do aniversário, a Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) lançou a Expo Mauricio 85, uma mostra on-line com mais de 60 caricaturas do desenhista. Os trabalhos foram feitos por cartunistas do Brasil e do exterior.

“Mauricio de Sousa é amado por milhares de crianças que, nas últimas quatro gerações, aprenderam a ler com suas histórias da Turma da Mônica. Mas também é inspiração de desenhistas que almejam trabalhar e viver de quadrinhos. Esta exposição, com mais de 50 desenhistas, é a constatação do carinho que sua turminha distribuiu desde 1959 [ano em que ele lançou sua primeira história. Saiba mais na página 7, em ‘Coleção’].”

Na chegada aos 85 anos, Mauricio de Sousa também recebeu homenagens nas redes sociais oficiais da Turma da Mônica. Uma postagem mostrava uma ilustração na qual o Mauricio de hoje conversava com suas versões mais novas. A legenda da imagem dizia: “Nos anos 1950, Mauricio de Sousa começou a procurar emprego como desenhista. Ouviu um ‘desista, menino’. Depois surgiu uma vaga no jornalismo. E Mauricio foi aprimorando seu método de contar histórias. No dia 18 de julho de 1959, na Folha da Tarde, a primeira historinha foi publicada. O resto é presente. E muita história. (…)”.

#pracegover: em cartaz da exposição virtual, ilustração retrata Mauricio de Sousa como um gênio saindo de uma lâmpada mágica. Imagem: divulgação

Cebolinha completa 60 anos
Outro que comemorou aniversário foi o Cebolinha. O personagem da Turma da Mônica surgiu em 24 de outubro de 1960, como coadjuvante (aquele que não é o principal) nas tiras “Bidu e Franjinha”, publicadas no jornal Folha da Manhã. Com o tempo, Cebolinha foi se tornando mais importante nas histórias, a ponto de virar personagem principal e, em 1973, ganhar a própria revista. Para homenagear o aniversariante, Mauricio de Sousa e celebridades da música e da televisão gravaram um vídeo em que cantavam “Parabéns pra Você” trocando os “Rs” pelos “Ls”, assim como faz o personagem.

Acesse a Expo Mauricio 85 em: universohq.com/mauricio85/

Fontes: Expo Mauricio 85 e Instagram Turma da Mônica.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 160 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido