A emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera nos últimos 70 anos é a maior na história da humanidade. O resultado é que hoje temos a mais alta concentração do gás já atingida em 800 mil anos.

A informação foi divulgada pela World Meteorological Organization (WMO). De acordo com a entidade, fatores como o crescimento da população, a utilização da terra para agricultura, o desmatamento, a industrialização e o uso de energia a partir de fontes de combustíveis fósseis contribuíram para o aumento de CO2 e outros gases poluentes.

Aquecimento global

Desde 1750, as indústrias queimam carvão e derivados de petróleo para que as máquinas funcionem. O processo aumenta a emissão de CO2, faz com que a atmosfera retenha mais calor do sol (efeito estufa) e aumenta a temperatura média da Terra (aquecimento global).

Para evitar uma crise mundial, mais de cem países assinaram o Acordo de Paris, comprometendo-se a não aumentar a emissão de CO2. O tratado foi abalado, recentemente, pela saída dos Estados Unidos.

Cientistas afirmam que a Terra suporta um aumento de até 2 graus Celsius. Já subimos 1 grau, emitindo 500 bilhões de toneladas de CO2.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O papel dos EUA

Um grupo se reuniu na COP-23, realizada em novembro, para firmar a Promessa da América, um compromisso para combater as mudanças climáticas.

O ex-vice-presidente americano Al Gore, um dos líderes globais contra as mudanças climáticas, já não tem mais esperanças de que Trump mude de ideia em relação ao assunto. “Dei o meu melhor e pensei que ele tinha recuperado a consciência, mas estava errado”, disse.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido