O navio era usado para fins comerciais há mais de dois mil anos. Foto: Divulgação

Um navio grego que naufragou há cerca de 2,4 mil anos foi encontrado totalmente preservado no Mar Negro, a 80 quilômetros da cidade de Burgas, na Bulgária, pelo Projeto de Arqueologia Marítima do Mar Negro (MAP, na sigla inglesa). Até agora, este é considerado o barco naufragado mais antigo do mundo.

A embarcação tem 23 metros de extensão — o que equivale a aproximadamente seis carros enfileirados — e foi construída 400 anos antes de Cristo (a.C.). Ela foi localizada por câmeras especiais para filmagens em águas profundas a mais de dois quilômetros abaixo da superfície. Segundo pesquisadores do projeto, a falta de oxigênio na área ajudou na conservação.

Em três anos, o projeto já identificou 67 navios naufragados no mesmo local, incluindo embarcações do antigo Império Romano e um barco russo do século XVII.

O navio, caracterizado como mercante, realizava transações comerciais com outras civilizações da época.  O que impressionou os cientistas é que o modelo da embarcação coincide com um desenho feito em um antigo vaso produzido pelos gregos, de uma cena da clássica obra Odisseia, escrita por Homero.

Há uma cena da obra “Odisseia” ilustrada no vaso, que está no Museu Britânico. Foto: British Museum

O livro narra a história do herói Ulisses (também chamado de Odisseu), que passa por variadas aventuras para voltar ao seu lar após lutar na Guerra de Tróia, na Grécia. Atualmente, esse vaso está no Museu Britânico, em Londres.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido