A partir de 2020, a Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) vai permitir que pessoas comuns visitem algumas áreas da Estação Espacial Internacional (ISS). Os passeios serão organizados por outras empresas, como Boeing e SpaceX, das quais a Nasa vai cobrar cerca de 35 mil  dólares (o equivalente a mais ou menos 135 mil reais) por noite. Por isso, é possível que as excursões saiam ainda mais caro para os turistas.

estacao-espacial-nasa-ciencia-e-tecnologia-136
#pracegover: imagem da estação espacial vista no espaço. Foto: Nasa.

Por enquanto, a previsão é de que só sejam oferecidas duas excursões por ano, cada uma de até 30 dias. Os participantes serão selecionados pelas empresas que organizarem as viagens. Um dos objetivos do projeto é levantar recursos financeiros para que a Nasa siga com suas operações. De acordo com dados da própria agência espacial norte-americana, o custo para que um astronauta na ISS use o banheiro e tenha acesso aos serviços de sobrevivência (como abastecimento de oxigênio) é de cerca de 40 mil reais por dia. Por isso, além do turismo, a Nasa tem intenção de “alugar” áreas da ISS para a gravação de comerciais e filmes.

O que eu penso sobre

“Achei bacana saber que as pessoas poderão conhecer a Estação Espacial Internacional. Porém, tenho um pouco de medo de velocidade. Ah, e achei um bocado caro”, Julia Y. M. C., 9 anos

editora-mirim-julia
#pracegover: a editora-mirim Julia C. olha para frente e está sentada. Ela veste camiseta branca com detalhes em rosa, azul e amarelo. Foto: jornal Joca.

Fontes: BBC, Folha de S.Paulo, G1, HuffPost Brasil, Nasa e The Verge

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 136 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido