A Nasa (agência espacial norte-americana) lançou, no dia 16 de outubro, a missão Lucy, primeira expedição espacial da história a explorar os asteroides troianos (saiba mais no box) de Júpiter.

De acordo com os cientistas, esses corpos celestes são pedaços dos materiais que ajudaram a formar planetas como Júpiter, Saturno e Urano — os chamados planetas gigantes. A missão pretende obter dados e informações sobre esses asteroides e, com isso, ajudar os pesquisadores a entender melhor a formação e evolução do Sistema Solar ao longo do tempo.

O foguete com a nave espacial da expedição foi lançado da Flórida, nos Estados Unidos. Seguindo o plano da Nasa, uma hora após a decolagem, a espaçonave se separou do foguete e continuou a trajetória em direção à órbita de Júpiter. A previsão é de que a missão fique 12 anos por lá. Durante esse tempo, ela deve explorar sete asteroides troianos e um cinturão de asteroides (ou seja, um conjunto desses corpos celestes).

Nome da missão
O nome Lucy faz referência a um dos fósseis mais famosos do mundo. Em 1974, pesquisadores encontraram o esqueleto de uma mulher que viveu há mais de 3 milhões de anos e o batizaram de Lucy. A partir desses ossos, os cientistas foram capazes de descobrir informações importantes relacionadas à evolução humana. Da mesma forma, espera-se que a missão espacial Lucy contribua para que a humanidade saiba mais sobre a formação e evolução do Sistema Solar.

trojan asteroides copy
#pracegover: a ilustração mostra Júpiter rodeado por muitos asteroides. Foto: reprodução de vídeo

O que são asteroides troianos?
São corpos celestes que ficam na órbita de Júpiter. A ciência explica que asteroides são rochas espalhadas pelo espaço que giram em torno do Sol. Seu tamanho pode variar de 10 metros a 530 quilômetros de diâmetro (linha reta que passa pelo centro de um corpo ou objeto). Na prática, isso significa que podem ser menores do que a metade de um campo de futebol ou maiores do que a distância entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 179 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • EDNALDO PERERA

    2 anos atrás

    muito interessante essa noticia achei ela com muitos fatos importantes e demorou 12 anos para conseguir

  • aluno.anajuliamartins@colegiomagister.com.br

    2 anos atrás

    Eu achei essa pesquisa que eles estão fazendo muito interessante.

  • aluno.leonardoxavier@colegiomagister.com.br

    2 anos atrás

    que isso 12 anos meu deus

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido