As astronautas da Agência espacial norte-americana (Nasa) Christina Koch e Jessica Meir participaram, no dia 18 de outubro, de um feito histórico: a primeira caminhada espacial formada apenas por mulheres.

A missão da dupla foi substituir uma fonte de energia na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). As duas saíram da ISS para trocar a unidade de carga e descarga de uma bateria com defeito por outra nova. A operação durou cerca de cinco horas.

Em março, uma caminhada foi cancelada por falta de trajes no tamanho adequado para uma astronauta mulher. Assim, Anne McClain foi substituída por seu colega Nick Hague, que fez o trabalho ao lado de Christina Koch.

Esta é a quarta caminhada espacial de Koch, que chegou à ISS em março e deve permanecer até fevereiro de 2020, tornando-se a mulher a ficar mais tempo no espaço. Já para Meir, esta foi a primeira caminhada espacial. Ela entrou na estação em outubro e deve passar seis meses por lá.

“O que estamos fazendo agora mostra todo o esforço realizado nas décadas anteriores de todas as mulheres que trabalharam para nos levar aonde estamos hoje”, disse Meir.

Caminhada-Feminina-Espaco-Edicao-140-Impresso
#pracegover: a foto mostra as astronautas Christina Koch e Jessica Meir dentro da Estação Espacial Internacional. Elas carregam equipamentos e estão com os cabelos para cima por causa da pouca gravidade. Foto: Nasa.

Fontes: CNN, Estadão, G1, Twitter.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 140 do jornal Joca.

Enquete

Qual é o acontecimento mais esperado de 2020?

Comentários (0)

Compartilhar por email