São Paulo- SP- Brasil- 16/10/2016- Superlua na noite deste domingo 16/10, no céu da cidade de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas
Gelo na lua: os pontos azuis mostram onde o gelo foi encontrado. Foto: Nasa

A agência espacial dos Estados Unidos (Nasa) identificou áreas de água congelada na lua. O gelo foi encontrado nos dois pólos do satélite (as extremidades sul e norte da lua). Essa é a primeira evidência de água no satélite.

No polo sul, a maior parte do gelo está em crateras lunares (espécie de buracos, de cor mais escura). Já no norte, a água congelada está espalhada em vários pontos. Nos polos da lua, as temperaturas são muito baixas, uma vez que a luz não chega a essas regiões.

A descoberta foi feita por cientistas da Universidade do Havaí, Brown University e do Centro de Pesquisas da Nasa. Eles utilizaram dados captados por um instrumento denominado Moon Mineralogy Mapper (M3), da Nasa, lançado em 2008 na nave não tripulada (sem passageiros ou condutores) Chandrayaan-1.

A ferramenta identificou a presença de gelo na lua a partir de informações que distinguem água líquida, vapor e gelo sólido.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Alexandre

    5 anos atrás

    joca traga mais noticias sobre isso

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido