No dia 30 de maio, dois astronautas disseram “até logo” para a Terra e partiram em uma missão no espaço graças à parceria entre a Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) e a SpaceX, primeira empresa privada a participar de um empreendimento do tipo. O lançamento estava marcado para 27 de maio, mas precisou ser adiado, pois o céu estava com muitas nuvens. Foi a primeira vez em quase dez anos que uma missão tripulada ao espaço saiu a partir do território norte-americano — o lançamento foi realizado no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Robert Behnken, 49 anos, e Douglas Hurley, 53 anos, foram os escolhidos para viajar até a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), um laboratório no espaço. A viagem durou 19 horas.

#pracegover: nave é lançada rumo à Estação Espacial Internacional. É possível ver a fumaça e o rastro de luz que ela deixa para trás conforme decola. Foto: Bill Ingalls _Nasa

A nave responsável por levá-los em segurança foi a Crew Dragon, uma novidade no mundo da ciência: ela não tem botões e é controlada apenas por uma tela sensível ao toque, parecida com a dos celulares. A nave também é mais barata, o que deve permitir mais missões no futuro.

Os astronautas pilotaram a Crew Dragon pela primeira vez e estavam curiosos para saber como ela seria. Felizmente, o resultado foi uma decolagem mais tranquila do que o normal. Mas a viagem foi barulhenta. “Ficamos surpresos em como as coisas foram ‘suaves’ nos momentos iniciais do lançamento (…) a Dragon estava ‘rugindo’ durante o caminho, e definitivamente nos sentimos como se estivéssemos cavalgando um dragão”, disse Behnken em um vídeo publicado no canal da Nasa no YouTube. A ISS tem uma conexão de internet excelente.

O que eles foram fazer lá?
Enviar astronautas para o espaço custa caro. Por isso, tanto a Nasa como a SpaceX esperam fazer importantes contribuições à ciência com essa viagem. Veja no que os parceiros estão trabalhando:

  • Testar um novo traje espacial e registrar as melhorias que precisam ser feitas.
  • Analisar as reações do corpo humano à microgravidade (ambiente com quase nenhuma gravidade). Assim, será possível descobrir como astronautas conseguiriam passar bastante tempo no espaço sem ficar doentes.
  • Testar e melhorar a tecnologia UWMS (Sistema Universal de Gerenciamento de Resíduos, em português), que nada mais é do que uma privada high-tech. É muito difícil fazer um vaso sanitário funcionar direito no espaço e é preciso solucionar esse problema.

Vale lembrar que os dois astronautas da missão de agora não são os únicos trabalhando nesses temas. Os astronautas da Expedição 63 estão na ISS desde abril fazendo os mesmos experimentos.

A data limite para os astronautas Behnken e Hurley estarem de volta à Terra é 28 de agosto. Os astronautas da Expedição 63 vão continuar no espaço até outubro.

Fontes: Nasa, SpaceX, UOL, Veja, Superinteressante, Nexo, The New York Times e BBC.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 151 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Isadora Barros

    3 anos atrás

    maluco gente do ceu mais que coisa hêin ???‍???‍?

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido