“Não gosto de mim, me acho gorda e não gosto do meu cabelo. Sinto que as pessoas estão sempre me olhando e me julgando. Nunca me sinto à vontade.”
– Celeste, 13 anos.


Não se importe com o que os outros pensam, o importante é ser feliz e estar perto de quem gosta de você.
– Danielle de Almeida

Você não precisa se “espelhar” em outras pessoas. Sinta-se autoconfiante e comece a ter uma alimentação saudável e a fazer exercícios físicos. Faça um desafio para você mesma: escreva em um papel que você estará magra dentro de um prazo estabelecido por você, mostre esse papel para suas amigas, tire uma cópia dele e coloque no seu quarto. Isso a motivará cada vez mais.
– João Sanches Bellini


Querida Celeste! Entendo como é difícil se sentir olhada e criticada! Na adolescência é muito comum sentir isso, uma sensação de que todo mundo está bem e a gente é diferente!

Se você quer mudar alguma coisa de seu corpo, como emagrecer um pouco, ou mudar o cabelo, peça ajuda para algum adulto que você acha que pode entender seu mal-estar. Lembre-se de que você pode conseguir mudar o que está lhe incomodando e ficar mais contente, mas é preciso ter um pouco de força e opinião. Saiba que às vezes a gente pode ser muito exigente com nossa própria aparência e nos criticar mais do que devemos.
Será que sua situação não é uma mistura de tudo isso: é preciso mudar alguma coisa, mas você também está sendo muito exigente?

*Sandra Colombo – terapeuta familiar e sócia-fundadora do Instituto Sistemas Humanos (sistemashumanos.org).

Envie suas perguntas e respostas para: joca@magiadeler.com.br

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido