Trinta e oito milhões. Esse é o número médio de animais do Brasil que a cada ano são retirados ilegalmente da natureza pelo tráfico. Longe de seu habitat, os bichos, muitas vezes, são colocados em jaulas ou gaiolas, em que sofrem diversos tipos de maus-tratos. Também há os que são capturados ilegalmente e mortos para que a pele ou outras partes do corpo sejam usadas na produção de roupas e objetos.

O tráfico ainda gera grandes danos ecológicos. Espécies de plantas e animais que vivem no habitat do bicho capturado podem ser gravemente afetadas — outro animal, por exemplo, pode ter dificuldade na busca por alimento quando determinado bicho desaparece da região.

Para conscientizar as pessoas sobre os prejuízos do tráfico de animais e outros temas relacionados à fauna silvestre, o jornalista Dimas Marques criou, há mais de dez anos, o Fauna News, site especializado em reportagens sobre animais selvagens. Em entrevista à repórter mirim Rafaela C., de 10 anos, ele contou sobre o trabalho no portal e como as pessoas podem ajudar a combater o tráfico de animais. Confira.

Rafaela-reporter-mirim-165
#pracegover: Rafaela sorri para a foto. Ela tem cabelos lisos e castanhos. Foto: arquivo pessoal

Como surgiu a ideia de criar o Fauna News?
Eu passei muitos anos trabalhando como repórter. Mas, na época em que o site foi criado, eu era assessor de comunicação de um órgão do governo do estado de São Paulo chamado Fundação Florestal. A minha função era conectar jornalistas às informações do órgão. Porém, eu sentia muita falta de fazer reportagens e escrever sobre um assunto que me interessava muito: o tráfico de animais silvestres. Quando eu trabalhava em jornais, já tinha realizado algumas matérias a respeito desse tema e achava que, em geral, os textos publicados na mídia relacionados ao assunto não eram feitos de uma forma muito legal. Então, como eu andava estudando bastante sobre essa questão, resolvi produzir matérias de um jeito melhor do que estavam fazendo por aí. Foi assim que eu criei o Fauna News, em 2010.

O que tem te motivado a lutar e defender a fauna brasileira?
Eu tenho dois motivos principais para fazer isso. O primeiro é que todos os animais têm o direito de viver em um lugar bem conservado. É uma questão de ter empatia, de se imaginar no lugar daquele animal. O segundo motivo é pensar no futuro. Eu quero que o meu filho de 8 anos, no futuro, possa encontrar paisagens naturais bonitas e animais vivendo em um ambiente saudável. Tudo está conectado. Para ter uma floresta conservada, é necessário ter bichos. Os passarinhos, por exemplo, comem uma fruta, engolem a semente e a soltam no cocô. Então, nasce uma planta. E para que nós, seres humanos, tenhamos água e ar puro, precisamos de um meio ambiente bem preservado.

#pracegover: Dimas está em um parque segurando pelos braços um bicho-preguiça. Foto: arquivo pessoal

Quais são os animais mais traficados?
No Brasil, mais de 80% dos animais traficados são aves. As mais traficadas são os passarinhos, como o sabiá, e depois os papagaios e as araras. Se você sair andando pelas ruas, provavelmente vai encontrar pessoas que criam passarinhos em gaiolas. A maioria deles foi colocada lá de forma ilegal, ou seja, não nasceu em criadouros [locais onde animais são criados] que estavam dentro da lei ou foram comprados em lojas. Provavelmente, alguém foi até a natureza, capturou o animal e vendeu. Isso é crime.

No Fauna News, há uma notícia que diz que as mudanças climáticas estão afetando aves até mesmo em áreas intocadas da Amazônia. Quais os motivos para isso estar acontecendo?
Antes, quando a gente pensava em áreas intocadas da Amazônia, pensávamos em locais que nunca haviam sido tocados pelo ser humano. Por isso, achávamos que os animais viviam bem ali. Mas os cientistas descobriram que o aquecimento global também está afetando aves e outros bichos que vivem em lugares onde o ser humano não está. O aquecimento global afeta todas as áreas do planeta. Imagine um bicho que está acostumado a viver a uma temperatura de 27,3ºC e, de repente, tem que viver entre 29ºC e 35ºC. Essa mudança é o suficiente para que esse animal não se sinta bem e enfrente problemas.

Realmente, os animais precisam de pessoas para protegê-los. Pessoas como você…
Todos nós podemos proteger os animais de alguma maneira. Para fazer isso, você não precisa ser um jornalista especializado em meio ambiente. Só de você não comprar animais silvestres (pássaros, macacos, jabutis…) para ter em casa, já vai ajudar bastante. Quer ter um bicho? Tenha um cachorro ou um gato, por exemplo. No Brasil, existe o hábito de ter animais silvestres em casa. Precisamos ensinar, conversar com as pessoas sobre isso, para mudar essa cultura e mostrar a importância de deixar os bichos no seu ambiente natural.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 165 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido