A estudante Aava Murto, de 16 anos, ocupou simbolicamente o cargo de primeira-ministra da Finlândia por um dia, em 7 de outubro. A ação faz parte da campanha Girls Takeover (que significa “garotas dominam”), criada pela Organização Não Governamental (ONG) Plan International.

Aava teve a rotina de um primeiro-ministro, que ocupa uma função parecida com a de um presidente na Finlândia. O dia da jovem começou com uma reunião com o ministro da Justiça finlandês e, mais tarde, ela deu entrevistas a jornalistas no Parlamento contando sobre a experiência.

Aava também se encontrou com deputados, com o ministro do Desenvolvimento e Comércio Exterior e com a primeira-ministra do país, Sanna Marin, com quem debateu ideias. 

À imprensa local, Aava disse que estava tendo uma experiência emocionante e que aprendeu mais sobre a legislação da Finlândia. As pessoas que conviveram com ela ao longo do dia disseram que Aava foi ótima e que desempenhou o papel muito bem.

E você, gostaria de virar presidente do Brasil por um dia?

Dia Internacional da Menina

O projeto foi uma homenagem ao Dia da Menina, que ocorre em 11 de outubro. O objetivo foi promover o direito das garotas e mostrar que elas têm capacidade para ocupar cargos de liderança e relacionados à tecnologia e inovação.

Outros países do mundo vão ter ações parecidas para celebrar a data. No Peru, no Vietnã e no Sudão, por exemplo, garotas serão convidadas a ocupar cargos nos ministérios por um dia. Enquanto isso, em países como El Salvador e nas Filipinas, meninas irão passar um dia dirigindo empresas de tecnologia (como Twitter e Microsoft).

Fontes: F5, Leafy Page e The New Indian Express.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (11)

  • isadora.sousa@alu.riobranco.org.br

    2 anos atrás

    Que legal!!!

  • Clara Azevedo Machado

    3 anos atrás

    Amei essa reportagem joca Eu conhecia a maioria mais não a história delas Obrigada ????

  • MARIA CLARA

    3 anos atrás

    ELA E VALENTE DEMAIS

  • MARIA CLARA

    3 anos atrás

    GOSTEI MUITO DO JORNAL ELAS SÃO MUITO VALENTE

  • Ana Paula de Andrade

    3 anos atrás

    No Brasil, a Plan tbm promove o Meninas Ocupam há alguns anos, teve menina governadora do Maranhão este mês : https://www.instagram.com/p/CGLK8bLgNuW/

  • Cecilia Fleischer Swioklo

    3 anos atrás

    Essa experiência, é incrivel, pois meninas podem fazer tudo que meninos fazem. Acho que temos que temos que ter essas experiências. Muitas meninas tem vidas muito boas, mas nem todas tem vidas boas. Não podemos só viver a nossa vida feliz temos que lutar por vidas boas pra todos! POis a vida não é um conto de fadas.

  • Pedro Pinho

    3 anos atrás

    que sortuda essa menina gostaria de ser presidente do brasil por um dia

  • maria do socorro vieira carneiro sousa

    3 anos atrás

    esse dia não é comemorado igual os das mulheres ou algo do tipo, eu não me emporto muito o que me emporta é que eu sou feliz sendo menina negra.Eu queria ser também uma ministra, mas por um dia me entereço em outra profissão.

  • BENICIO LUCAS NASCIMENTO

    3 anos atrás

    Nossa que interessante essa notícia agora eu queria ser uma menina só para dirigir a microsoft ou o twitter mesmo que seja só por um dia!

  • LUISA

    3 anos atrás

    QUE SORTUDA ESSA MULHER

  • Mariana Martins

    3 anos atrás

    ?????????? ótima noticia

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido