Desmatamento no Cerrado brasileiro. Essas queimadas liberam gases que causam o efeito estufa. Foto: Lucas Ninno/Getty Images

Em uma transmissão ao vivo na Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP26), que está sendo realizada em Glasgow, na Escócia, o ministro do Meio Ambiente do Brasil, Joaquim Leite, anunciou que o país pretende reduzir a emissão de gases que causam o efeito estufa em 50% até 2030. A novidade foi comunicada em 1º de novembro. Antes, existia uma meta inicial de 43% de redução.

Já o G20, grupo formado por 19 nações (como Brasil, África do Sul e Turquia) e a União Europeia, reafirmou o compromisso de fazer com que a temperatura do planeta não suba mais do que 2 graus. Representantes do grupo se encontraram no fim de semana de 30 de outubro em Roma, na Itália, para discutir temas como mudanças climáticas e recuperação da economia quando a pandemia do novo coronavírus passar.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que “o governo está trabalhando horas extras para mostrar que nosso compromisso com o clima é uma questão de ação, não de palavras”. Ele também declarou que o país pretende liderar os avanços através pelo exemplo. Já o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, foi ainda mais ousado e prometeu que a Índia se tornará neutra em carbono até 2070.

Para o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, as negociações do encontro do G20 não foram suficientes para frear as mudanças climáticas: “Se [o encontro de] Glasgow falhar, tudo falhará”, afirmou em entrevista coletiva. De acordo com ele, as mudanças propostas seriam “gotas em um oceano que está aquecendo rapidamente”. 

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. Foto: Alberto Pezzali – Pool/Getty Images

Alok Sharma, presidente da COP26, disse em entrevista coletiva no dia 31 de outubro que foi essencial realizar o evento presencialmente, mesmo com a pandemia do novo coronavírus. “Para mim, foi de vital importância que tivéssemos uma reunião física, em que cada país pudesse se sentar à mesa; os maiores emissores com as nações menores e aqueles que estão na linha de frente das mudanças climáticas, e poder olhar cada um no olho do outro como parte desta negociação”, falou.

Representando cerca de 80% da economia global, os países do G20 também são responsáveis por 80% das emissões de carbono do mundo. 

O que é a COP26?

A COP é a sigla em inglês para o nome Conference of Parties (que significa conferência entre partes). O evento reúne líderes ao redor do mundo para discutir mudanças climáticas e ocorre todos os anos, desde 1995. Nela, os líderes mundiais debatem como está o progresso das metas para o bem-estar ambiental, como as que foram implantadas na Cúpula da Terra, reunião realizada no Rio de Janeiro, em 1992. 

Fontes: CEBDS, France 24, G1, UOL e Valor Econômico.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Escola Ciclo Roda Viva

    2 anos atrás

    o gás carbônico tem que diminuir se não só não nos afetara e os animais também

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido