Até o início de novembro, 40 mil garrafas plásticas de leite já tinham sido usadas para renovar a pavimentação de 400 metros de uma estrada da região de Cliffdale, na África do Sul — distância percorrida em cerca de seis minutos por um adulto caminhando. O projeto, criado em agosto, é da empresa Shisalanga Construction e usa as garrafas como principal material no processo de pavimentação.

O objetivo é diminuir a quantidade de plástico nos aterros sanitários (ou “lixões”). Apesar de o custo para o uso desse material na pavimentação ser parecido com o de outros métodos disponíveis, a expectativa da empresa é de que o revestimento feito com plástico dure mais do que a média vista nas estradas sul-africanas, de cerca de 20 anos.

Bermudas de plástico 

Bermuda de plástico
#pracegover: bermuda vermelha com listras brancas e cordinha também branca na cintura. Foto: divulgação.

Também na África do Sul, a marca de roupas GiLo Lifestyle usa garrafas PET descartadas em praias para criar calções de banho. O plástico é recolhido em diversos países, principalmente China, Índia, Malásia, Paquistão e Tailândia. Cada bermuda é fabricada a partir de 20 garrafas: elas são higienizadas, moldadas e esticadas por máquinas até que possam ser transformadas em fios.

Bermuda-Plastico-Africa-do-Sul-Edicao-141
#pracegover: bermuda florida com estampa de fundo azul-escuro. As flores são brancas com miolo amarelo. Foto: divulgação.

GLOSSÁRIO
Pavimentar: cobrir uma rua ou estrada com materiais que deixem o chão mais regular, facilitando a passagem de pessoas e veículos.

 

Texto originalmente publicado na edição 141 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido