O Academy Musuem of Motion Pictures (Museu da Academia de Cinema, em português) foi inaugurado no dia 30 de setembro, em Los Angeles, nos Estados Unidos, para contar a história do cinema do país, especialmente de Hollywood. O local tem peças raras e atrações exclusivas.

Anunciado há dez anos, o projeto custou cerca de 482 milhões de dólares (algo em torno de 2,5 bilhões de reais) e tem dois prédios criados pelo arquiteto italiano Renzo Piano. O plano era de que o museu fosse inaugurado em 2017, mas imprevistos aconteceram. Em fevereiro de 2020, o ator Tom Hanks anunciou, durante a cerimônia do Oscar, que as exposições poderiam ser visitadas naquele ano, mas a pandemia do novo coronavírus adiou a abertura em mais um ano.

O que ver no museu?
A primeira coisa que os visitantes veem é um telão com cenas de Cidadão Kane, filme do diretor Orson Welles, de 1941, considerado uma das obras mais importantes do cinema. Dentro das salas temáticas há objetos como as sapatilhas que a atriz Judy Garland usou em O Mágico de Oz, de 1939, e o robô R2-D2 das gravações da primeira trilogia de Star Wars.

#pracegover: Sapatilhas cor-de-rosa que a atriz Judy Garland usou em O Mágico de Oz, de 1939. Crédito de imagem: Divulgação Academy Museum of Motion Pictures

Para quem se interessa pelos bastidores, o museu exibe itens sobre efeitos especiais e maquiagem. Existe, por exemplo, uma versão mecânica usada para replicar um tubarão no filme de mesmo nome, de 1975, do diretor Steven Spielberg. “Alguns itens são lendários na história do cinema e outras peças podem ser um pouco mais incomuns, mas ilustram aspectos interessantes das técnicas e da tecnologia do filme”, afirmou Nathalie Morris, curadora do acervo, em uma entrevista à imprensa.

As exposições são rotativas, ou seja, variam de tempos em tempos. Os ingressos estão disponíveis no site: academymuseum.org.

#pracegover: Cabeça da criatura de Alien, tem formato ovalado e dentes pontudos. Crédito de imagem: Divulgação Academy Museum of Motion Pictures

Fontes: Academymuseum.org, Bloomberg, Los Angeles Times e The Guardian.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 178 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido