Uma muralha feita de árvores, com o objetivo de cobrir uma extensão de 8 mil quilômetros (pouco mais do que a distância entre as cidades de São Paulo e Nova York, nos Estados Unidos), está sendo erguida na África. O projeto, chamado Great Green Wall (em tradução livre, Grande Muralha Verde), começou em 2007 e é liderado pela União Africana (organização que promove a interação entre países do continente), com colaboração de outros órgãos, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Banco Mundial.

A proposta é trazer benefícios tanto para a região — como reflorestamento e favorecimento de solos férteis para plantio de alimentos — quanto para o planeta, diminuindo o impacto do aquecimento global (saiba mais sobre a relação entre as árvores e o fenômeno na edição 135 do Joca).

A construção está sendo feita em uma região da África muito afetada pela desertificação e que corta o continente de leste a oeste. A ideia é que as árvores percorram a extensão do Djibuti até o Senegal.

Atualmente, 15% da barreira está completa, o que significa que ainda há muito o que plantar para atingir a meta de finalização até 2030. De acordo com a ONU, mais de 8 bilhões de dólares (cerca de 32 bilhões de reais) já foram arrecadados ou prometidos para apoiar a ideia. A expectativa é de que, quando finalizada, a muralha se torne a maior construção viva do planeta.

Glossário

Desertificação: diminuição da umidade dos solos, que causa a perda da vegetação do local.

A iniciativa foi registrada no documentário The Great Green Wall, coproduzido pelo brasileiro Fernando Meirelles. O trabalho foi exibido em um festival italiano de cinema e na Mostra Internacional de São Paulo.

Muralha-Arvores-Africa-Edicao-140-Impresso
#pracegover: um mapa da África mostra por onde a muralha de árvores vai passar, indo do Senegal até Djibuti. Imagem: reprodução jornal Joca.

Fontes: Climate Change News, G1, Great Green Wall, Instituto Humanitas Unisinos, National Geographic, ONU, Time e UNCCD.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 140 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Beatriz

    1 ano atrás

    Goatei muito dessa notícia!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido