Sepultamento do corpo do goleiro do Flamengo, Christian Esmério, de 15 anos, no Cemitério de Irajá. O atleta foi um dos 10 mortos no incêndio de sexta-feira (8) em um dos alojamentos do Ninho do Urubu. Tânia Rêgo/Agência Brasil.
Bandeira e símbolo do Flamengo, no Rio de Janeiro. Tomaz Silva/Agência Brasil

As dez vítimas do incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo, em Vargem Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro, receberam diversas homenagens no mundo do futebol no fim de semana seguinte à tragédia que aconteceu na madrugada de sexta-feira (8). O fogo tirou a vida de atletas de 14 anos a 17 anos das categorias de base do clube rubro-negro.

No sábado (9), o escudo do time foi exibido no telão do estádio do Paris Saint-Germain, na França. No Brasil, os garotos foram homenageados pelos jogadores do Santa Cruz e do Náutico, em Pernambuco, e pelo Vasco, Fluminense e o próprio Flamengo, no Rio de Janeiro.

Torcedores de times do Rio caminharam em silêncio em memória das vítimas, deram as mãos para abraçar a sede do Flamengo, na Gávea, na zona sul, e cantaram o nome dos adolescentes. Eles ainda criaram o grito de guerra “Garotos do Ninho”, em referência ao Ninho do Urubu, como é conhecido o centro de treinamento.

No Maracanã, na Gávea, torcedores se reuniram em frente ao estádio para homenagear as vítimas. Estava marcada para acontecer na noite de sábado, no Maracanã, uma partida entre Flamengo e Fluminense pelas semifinais da Taça Rio. O jogo foi adiado para quinta-feira (14) por causa do acidente.

Em um show no Rio de Janeiro, no sábado, a banda mineira Skank dedicou a música “É Uma Partida de Futebol”, um de seus sucessos, aos adolescentes. Diversos artistas, atletas e autoridades lamentaram o ocorrido nas redes sociais.

O governador do Rio, Wilson Witzel, e o prefeito da capital carioca, Marcelo Crivella, decretaram luto oficial de três dias.

Entenda

Segundo peritos que investigam o caso, o incêndio teria começado a partir de um curto-circuito no ar-condicionado do alojamento onde dormiam os atletas de base do clube. Além dos dez garotos que morreram, três ficaram feridos.

Por causa das fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro na quinta-feira (7), deixando o centro de treinamento sem luz, os treinos tinham sido cancelados e alguns dos jovens voltaram para casa. Assim, havia menos adolescentes no local do que normalmente. Isso pode ter evitado mais mortes.

O lugar ainda não possuía a documentação dada pelo Corpo de Bombeiros para comprovar a existência de dispositivos contra incêndio.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (12)

  • 3 anos atrás

    força mengo

  • 3 anos atrás

    mengão para sempre. nunca outro time. vamo!!!!

  • CPM EMEF Érico Veríssimo

    4 anos atrás

    que triste

  • CPM EMEF Érico Veríssimo

    4 anos atrás

    que viage mano

  • CPM EMEF Érico Veríssimo

    4 anos atrás

    que viajem manow

  • Luciana

    5 anos atrás

    força não desista

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    que triste mas voce vao superar isso vai flamengo

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    e triste sonho não realizado força flamengo rubro negro

  • pedro soares de moraes

    5 anos atrás

    nosa era meu jogador preferido

  • Alunos InterArte

    5 anos atrás

    GYUXV

  • Alunos InterArte

    5 anos atrás

    Luto por tu flamengo

  • Oak Canyon Jr High

    5 anos atrás

    a, desculpa por isso flamengo?

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido