Hoje é Dia Internacional do Yoga, data criada pela Organização das Nações Unidas para celebrar essa prática milenar.

50 mil pessoas participam de prática de ioga em Nova Délhi, India

Em várias cidades do mundo, adeptos se reúnem para praticar yoga nos parques e jardins, como no Central Park, em Nova York.

Na Índia, as comemorações são intensas, onde mais de 50 mil pessoas se reuniram pela manhã para prática. Também ocorrem práticas nos Estados Unidos, França, Filipinas.

Participantes praticam ioga perto da torre Eiffel, em Paris, França

 

Pessoas reúnem-se na Times Square, em Nova York

O yoga é considerado bom para corpo e para alma. Melhora o equilíbrio físico e espiritual, proporciona relaxamento, tonificação da musculatura, retificação da postura, melhora da concentração.

A prática é uma das práticas mais antigas da Índia e do Oriente e foi declarada como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco).

A decisão foi tomada por 24 membros do Comitê Intergovernamental da entidade, durante sua reunião anual, realizada em Adis Abeba, na Etiópia.

A Unesco considerou que essa prática e a filosofia a ela ligada “influenciou numerosos aspectos da sociedade, que abrangem desde a saúde e a medicina até a educação e as artes”.

A Unesco destacou ainda a “unificação da mente, do corpo e da alma para melhorar o bem-estar mental, físico e espiritual das pessoas”.

Desta forma, a prática se tornou o 13º patrimônio imaterial indiano, seguindo a Dança Chhau (2010), o canto budista de Ladakh (2012), o canto ritual Sankirtana e a dança de Manipur (2013) e o artesanato de cobre de Thathera de Punjab (2014).

Veja uma aula com David Arzel:




Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido